Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Estratégia | Gestão baseada em fatos e informações


Para tornar sua empresa ainda mais competitiva. Um gestor de empresas é capaz de tomar decisões satisfatórias todos os dias? Na rotina e pressões do dia-a-dia, todas as decisões podem ser consideradas como ótimas?

A compreensão dessa realidade é muito simples: uma decisão para ser considerada ótima exige de seu tomador dois fatores básicos: 1) a disponibilidade da quantidade de informações, na medida necessária, e, 2) o tempo disponível, também na medida necessária, para fazer a análise.

Entretanto, a combinação destes dois fatores é algo bastante difícil. Muitas vezes, quando se obtém a informação, não se tem tempo para analisá-la, pois ela precisa ser tomada no ato.

Quando a gestão é baseada em fatos e na experiência do gestor

Há situações em que o gestor não tem a informação adequada, em qualidade e quantidade. Neste caso conta muito o feeling, ou seja, a experiência que o gestor acumulou em negócios anteriores, baseada em fatos passados.

Nesse contexto, as decisões dos gestores, por melhores que sejam suas intenções, são consideradas apenas satisfatórias, pois representam a posição adequada para aquele momento.

O gestor deve ser o mais objetivo e sensato possível. E também absorver todas as informações úteis que estejam disponíveis e possam ser levadas em conta em um processo decisório.

Em uma gestão baseada em fatos as decisões devem ser pautadas mediante a realidade que se tem e não em suposições. Ela possibilita a qualificação de um processo decisório, reduzindo-se as incertezas e os riscos.

Uma vez tendo-se definição e compreensão real dos fatos, haverá maior probabilidade de sucesso nos negócios. Afinal, um fato é algo real, que pode ser comparado, medido, analisado, discutido; enfim, é algo possível para pautar ou definir o que fazer.

A informação tem função estratégica na gestão do negócio

Querer administrar um negócio sem trabalhar com informação é o mesmo que dar um tiro sem usar mira: você acaba acertando em qualquer coisa.

Com a nítida compreensão dessa necessidade, a gestão do negócio converge para um cenário baseado em informações e fatos, cabendo à direção da empresa administrar adequadamente essas atividades. No caso, administrar refere-se à captação, organização e utilização das informações.

Crie elementos de suporte à gestão da informação

A fonte de abastecimento do sistema de informação de sua empresa exige participação decisiva das pessoas.

A informação e a realidade de um fato devem gerar conhecimento, ação e, principalmente, resultado à empresa. O não-atendimento dessa lógica dá um caráter falho ao processo.

Entretanto, sua gestão requer, no mínimo, a utilização de softwares, procedimentos e equipamentos que possibilitem agilidade ao processo de organização, oferta, e captação de informações, principalmente em ações que dizem respeito ao relacionamento com o cliente.

Uma eficiente gestão baseada em fatos e informações envolve todos os departamentos da empresa, bem como clientes e mercado, de maneira que se forme uma engrenagem perfeita, onde o gestor possa atuar e tomar decisões coerentes e acertadas para o desenvolvimento do negócio.

Nem tudo acontece apenas dentro da empresa

Há um jargão comercial que diz 'dentro da empresa só há problemas e despesas. As oportunidades do negócio estão lá fora, no mercado'.

A realidade é exatamente esta. Por isso o gestor precisa estar sintonizado com os acontecimentos fora da empresa, para poder identificar as oportunidades e ameaças que rondam o seu negócio. São essas oportunidades e/ou ameaças que o farão perder ou ganhar dinheiro.

Peter Drucker, um dos maiores gurus da Administração contemporânea, adverte que: 'a melhor forma de obter informações relevantes, genuínas e significativas sobre o negócio é ir pessoalmente para o mercado. Não importa se os relatórios estejam bons; nada supera uma observação pessoal'.

Portanto, quando precisar tomar decisões, principalmente aquelas de caráter mais relevantes em termos de mercado, siga as orientações de Drucker: deixe um pouco o conforto de sua sala e vá para o lugar onde exatamente os fatos estão acontecendo, para poder trabalhar com a realidade.