Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Inteligência emocional | Saiba usar suas emoções e faça a diferença


Controle emocional é tão importante quanto as competências técnicas. O grito na sala de reuniões, o soco em cima da mesa de trabalho, a agressividade com os funcionários ou colegas e arremessos de objetos são situações rotineiras, em muitos escritórios e empresas, sendo mais comuns do que se imagina. Estas, e outras tantas atitudes, mostram o desequilíbrio emocional também no ambiente de trabalho e apontam para uma importante análise: o gerenciamento das emoções. Mais do que lidar com colegas e colaboradores, o desafio é aprender a utilizar a própria inteligência emocional em situações de tensão.

Na literatura contemporânea, um dos livros de grande sucesso sobre o tema é o polêmico “Inteligência Emocional - A Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente”, do jornalista e psicólogo norte-americano Daniel Goleman. No texto, o ph.D pela Universidade de Harvard questiona o velho mito de que a razão deve se sobrepor à emoção. A sugestão dele é a busca de um equilíbrio entre ambas, sendo possível utilizar inteligência e emoção juntas.

Assim, atitudes negativas como ansiedade, melancolia, depressão, entre outros sintomas, devem ser controlados. A persistência e a determinação são dois elementos nesta busca por controle que demonstram inteligência emocional. Mas, o que se pode definir como inteligência emocional? Para o diretor da Renovare Ibero-america, Jesus Sierra, a inteligência emocional significa utilizar, ao máximo, todos os sentidos. “O que falta hoje ao empresário é perceber-se e renovar-se. Tudo se inicia com a ampliação do modelo mental”, diz o autor do livro “Empresas Familiares Como Elas Podem Brilhar”.

Este modelo mental ampliado para Sierra é a busca da qualidade interior em que os pensamentos positivos e de excelência devem dominar o maior espaço. “O ideal é inserir uma espécie de tradutor na mente que transforme as imagens e informações que parecem ser problemas, em idéias que gerem oportunidades e resultados positivos”, acrescenta. Assim, cabe aos profissionais buscarem dentro de si o reequilíbrio emocional, para depois, transmitir aos que atuam diretamente com ele no ambiente de trabalho.

Para a psicóloga e psicoterapeuta Kátia Mestriner, a primeira providência para aprender a gerenciar as emoções é aceitar a existência dos sentimentos. "A emoção faz parte da natureza humana", afirma. A pessoa, quando adquire autoconhecimento, consegue administrar as atitudes e as emoções, planejando o que vai fazer diante de um certo fato. “O indivíduo presta atenção nas próprias reações e toma cuidado para não adoecer em situações de conflito e crises”, ressalta.

Muitas empresas, inclusive, estão investindo em treinamentos específicos para o aprimoramento de comportamentos e atitudes. “Um exemplo é o coaching, que é um aprimoramento do autoconhecimento e da capacidade de autogerenciamento. Assim, quanto mais eu me conheço, melhor consigo lidar com as situações adversas”, afirma Kátia. Outra opção para o empresário é fazer terapia, pois ela promove a melhoria das relações de maneira geral, inclusive nas relações de trabalho. “Esta é a psicoterapia, muito difundida na atualidade.”

Crise financeira

É em momentos como este, em que há uma crise do sistema financeiro mundial, que há maior preocupação e menos equilíbrio emocional por parte do empresário. “É ideal que não se transforme uma turbulência em um tsunami. A crise pode gerar desequilíbrio e, por isso, o segredo é o reequilíbrio mental, criativo e resgatar as raízes da empresa, sua essência para voltar a brilhar”, afirma Sierra. Se a empresa não estiver preparada para lidar com estas emoções em tempos de crise, elas poderão variar de forma positiva ou negativa.

O momento atual, para Sierra, é o de manter o equilíbrio. Esta permanência do espírito empresarial pode ser alcançada com a busca de informações consistentes e na obtenção de criatividade em momentos difíceis. “A crise existe a todo momento, pois todas elas são criadas. Estou há 40 anos no Brasil e sempre houve crise. O modelo mental é que deve ser renovado para criar inovações”, constata. De forma concreta, para o empresário, a época é a de parar de falar sobre a crise que algumas instituições criaram e sair ao mercado e conhecer mais de perto o cliente. “O ideal é aproveitar a crise para crescer, aumentar a liquidez e rentabilidade dos negócios como ocorreu sempre com grandes empresas brasileiras. O momento é de renovação emocional, social e econômica”, finaliza Sierra.

Dessa forma, gerenciar as emoções é a tarefa de gerenciar a si mesmo. Cabe a cada indivíduo praticar o exercício do autoconhecimento, mapear os comportamentos que estão interferindo negativa ou positivamente nos resultados, definir os padrões de comportamento desejáveis, além de traçar metas e objetivos para o futuro. Manter a motivação também é outro aspecto importante na atualidade e que, felizmente, depende exclusivamente de cada um. Tornar-se senhor de si mesmo é a grande lição em tempos de nova ordem mundial.