Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

O que se espera de um líder? Que esteja preparado para enfrentar riscos.


Podemos pretender dominar a incerteza da forma como um marinheiro experiente domina o mar. Nem mesmo o melhor capitão pode prever com precisão o que vai acontecer com os elementos, quanto mais comandar o vento, para que sopre, ou as ondas, para que se acalmem. Com discernimento e experiência, porém, um capitão pode aproveitar o vento e sobreviver a uma tempestade. A maestria, num certo sentido, está mais próxima da capacidade de improvisação do que do controle”. Donald Sullm, professor da London Business School, define assim a responsabilidade de um líder em períodos de imprevisibilidade, quando as ferramentas básicas da liderança não são mais suficientes para definir o rumo de um empreendimento.

As estratégias, em momentos de quebras de paradigmas, exigem abertura maior para a reestruturação do pensar, como ensina o economista Eamonn Kelly, CEO da Global Business Network. Assim, deixaram de ser baseadas no empirismo, racionalidade, objetividade, análise e mensuração. “Estes são valores que permanecem essenciais, mas representam apenas parte do nosso futuro, e devem ser integrados a novas formas de pensar que dependam, igualmente, de intuição, percepções coletivas, inteligência emocional e espiritual, moralidade e sabedoria”. Em síntese, Kelly diz que o momento é de se preparar “mestres da incerteza”.

Liderar esse processo, portanto, não é a tarefa para candidatos a herói. Trata-se de uma missão respaldada por muito conhecimento da realidade. Michal Gartenkraut, presidente-executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entende que antes de tudo o líder precisa ter conhecimentos sólidos de gestão, que nem sempre é oferecido pelas escolas. “No mundo de hoje, dos novos paradigmas, observa-se que a demanda de recursos humanos é por profissionais preparados para enfrentar ambientes de risco, vale dizer, de pessoas aptas a tomar decisões em cenários que envolvem riscos de várias naturezas; pessoas capacitadas a identificá-los, avaliá-los e mitigá-los”, explica Gartenkrau.

O processo de preparação de um líder, segundo o professor Valdemir Pires, da Universidade Paulista (Unesp), pode até passar por oficinas, laboratórios e dinâmicas de grupo. Mas isso é treinar habilidades isoladas de lideranças, que constroem apenas protótipos de líderes. O líder de fato é o sujeito capaz de enfeixar, de uma só vez, várias habilidades. “Ele se forma na lida a efeito com capacidade de reflexão e assimilação de práticas eficazes. É um resultado de vivências múltiplas, cujas características pessoais se juntam a outras, de outros indivíduos, que podem formar uma equipe-líder”.

Armando Pastore Mendes Ribeiro, Consultor de Desenvolvimento e Treinamento em Recursos Humanos, alerta para a velocidade das decisões. “Tempos atrás, com o desenvolvimento lento da economia, da sociedade e de mudanças que levavam séculos para serem processadas, ficava muito mais fácil observar e aprender com o tempo. Hoje, a dinâmica é outra. A rapidez na aprendizagem pode significar a sobrevivência de uma organização ou sociedade”.

No entanto, o Brasil aplica pouco em treinamento e desenvolvimento. “Nem estatísticas confiáveis temos”, diz Mendes Ribeiro.

Como uma advertência às empresas com características familiares, que insistem em saídas caseiras para se firmar no mercado, o professor Pires diz: “Liderança não se transmite geneticamente”.

· Percentual de faturamento aplicado em treinamento e desenvolvimento:

Brasil - menos de 1%

Europa - entre 8% a 10%

Estados Unidos - quase 13%

Japão - 20%