Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Entenda o que é um plano de cargos e salários


O plano de cargos e salários é um mecanismo eficaz para a retenção de talentos, que pode dar o retorno esperado se estiver alinhado com o mercado de trabalho.

Se você pratica salários muito abaixo ou acima do que o setor paga, certamente terá problemas. É comum também organizações praticarem salários diferenciados para um mesmo cargo, o que não tem lógica.

Num organograma os cargos devem estar alinhados às funções e os salários, segundo o grau de importância de cada cargo.

Cargo indica a posição hierárquica que uma pessoa ocupa e o conjunto de atribuições a ela conferidas. É aquele cargo registrado no contrato de trabalho.

Função é utilizada normalmente para indicar o conjunto de tarefas atribuídas para uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização.

Como exemplo de cargos temos Analista Júnior, Analista Pleno e Analista Sênior. Cada nível de cargo deve executar funções distintas. Nesse caso, o Analista Júnior pode desempenhar a função de Recursos Humanos, Analista Contábil e Analista Administrativo.

Ou seja, o Analista Júnior está espalhado por toda organização, executando diferentes funções. Mesmo assim, em um único cargo. O que é possível a partir de uma avaliação das diversas funções que exigem competências semelhantes.

De acordo com especialistas, o estudo de avaliação de cada função é um momento de reflexão, entendimento, conhecimento e consenso entre os integrantes do comitê de avaliação.

A tendência é que haja um enxugamento na quantidade de cargos. Mas não se pode esquecer que não basta pagar salários. É preciso reconhecer os colaboradores de forma justa.

Muitas organizações tratam funções como cargo e lhes atribuem salários distintos, apesar de estarem dentro de um mesmo cargo.

Essa bagunça hierárquica causa problemas sérios e difíceis de corrigir. O realinhamento deve ser feito analisando os ocupantes de cada cargo e vendo a possibilidade de promoções e realocação.

Os cargos estão distribuídos nas diversas áreas funcionais da organização, e cada área funcional tem suas especificidades, o que leva a outra questão: a empresa deve ser dividida por área funcional?

Sim. As áreas funcionais devem ser: Operacional, Administrativo/Técnicos e Executivos, o que permite avaliar de maneira justa os diversos cargos da organização.

O plano de Cargos e Salários, no entanto, pode não trazer o retorno esperado às empresas com empregados que compõem o grupo de elite, que comanda­ setores estratégicos.

Essa etapa requer novo aprendizado para enxergar saídas que realmente satisfaçam essas pessoas especiais. Possivelmente, a saída seja agregar ao salário alguma forma de remuneração variável e benefícios. O caminho é esse.