Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Mercado | Descubra os riscos e desafios para o lançamento de um produto


Da criação do projeto estratégico à divulgação para o mercado. O creme dental que acabou de ser lançado no país. Além dos sorrisos dos modelos da propaganda, chama também a atenção do público as cores do comercial, o design da embalagem e toda a descrição do produto, que o faz parecer indispensável para o consumidor. Mas, para que esta sensação chegue ao telespectador, em apenas poucos segundos, foram necessários 12 anos para elaborar os estudos do produto, bem como planos de marketing e de estratégia da marca.  

O exemplo citado acima ocorreu com a norte-americana Procter&Gamble, que tem sua sede brasileira localizada na zona sul da capital paulista. Apesar da crise mundial, a gigante de produtos de consumo manteve o projeto de lançamento do creme dental Oral-B Pro-Saúde para abril, no país. Segundo a assessoria de imprensa da P&G, em entrevista ao Boletim do Empresário, o lançamento de um produto geralmente segue um roteiro de oito etapas.

A avaliação estratégica é o primeiro passo, segundo a P&G. A empresa pesquisa o potencial de um novo produto, com base em dados de mercado e de comportamento de consumo, bem como em análises financeiras. O próximo é a definição do produto. A corporação desenvolve o produto que melhor atende às necessidades identificadas. Depois disso, ela inicia os primeiros testes com os consumidores.

Posteriormente, é criado o conceito do produto. É nesta fase em que há definição da forma como o produto será apresentado ao consumidor, o posicionamento em relação aos concorrentes e ao preço. Os testes compõem a quarta etapa. Amostras completas são distribuídas a consumidores, que também avaliam as embalagens. A estratégia de venda e marketing é o próximo passo, com avaliação de comerciais de TV pelos consumidores e definição do modelo de vendas no varejo.

Baseada nos resultados das pesquisas, a empresa define a demanda a ser atendida, o ritmo de lançamento e a logística de distribuição durante a etapa denominada produção. A sétima é o lançamento, quando o produto chega ao mercado amparado por campanhas de promoção e divulgação. Por fim, é a vez da etapa de acompanhamento de vendas. Nos primeiros seis meses após o lançamento, a empresa realiza um programa rígido de acompanhamento das vendas, para que haja correções e mudanças, se necessárias.

A empresa norte-americana é a maior anunciante do mundo e dona também de um faturamento de 83 bilhões de dólares, contendo um portfólio de 300 itens, que vão de alimentos a produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica. O novo creme dental consumiu 12 anos de pesquisas e foi alvo de mais de 30 estudos científicos. Foi lançado nos Estados Unidos em 2006 e, recentemente, no Brasil.

Riscos

Um dos problemas comuns neste tipo de projeto é anunciar o produto antes do tempo. Tornar seu produto público precocemente pode fazer com que o concorrente antecipe-se e faça o lançamento mais rapidamente. O anúncio antecipado, inclusive, pode levar os potenciais clientes a pesquisarem e encontrar outras opções de compra no mercado. E, quando seu produto estiver pronto, corre-se o risco de não receber a cobertura desejada da mídia, porque o lançamento já será considerado uma notícia ultrapassada.

Outro erro que pode prejudicar a empresa é fazer o lançamento de produtos com defeito, trazendo conseqüências irreversíveis. A melhor maneira de evitar tal problema é estabelecer uma política de qualidade decente durante e após o ciclo de desenvolvimento do sistema.

Etapas do Lançamento de um Produto

· Avaliação estratégica.

· Pesquisa.

· Definição do produto Criação do conceito do produto.

· Testes com os consumidores.

· A estratégia de venda e marketing.

· Definição da demanda, ritmo de lançamento e logística.

· Lançamento.

· Acompanhamento.