Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Aprenda a conviver e a trabalhar em equipe


Melhores desempenhos são alcançados com atuação em grupo.

O trabalho em equipe é um conceito cada vez mais valorizado no ambiente profissional. A qualificação, hoje, não está somente baseada no conjunto de capacidades técnicas, mas principalmente na capacidade de organizar, coordenar, inovar, agir em situações nada previsíveis, além de decidir e cooperar com o grupo de trabalho.

A arquiteta Juliana Marcondes conseguiu uma promoção na empresa em que trabalha, ao finalizar com eficiência um projeto em conjunto com 15 pessoas. “Não é nada fácil realizar uma tarefa em conjunto com tantas pessoas, mas com tranqüilidade e humildade foi possível conseguir um grande desempenho”, diz. Segundo ela, esta é a primeira experiência em que pôde colocar em prática o exercício do trabalho em grupo.

A atividade em equipe deve ser entendida como resultado de um esforço conjunto e, portanto, as glorias e fracassos são responsabilidades de todos os membros envolvidos. O trabalho em equipe necessita de artimanhas durante o processo de “negociação”. Ou seja, o resultado do trabalho em equipe depende da capacidade de negociação e de argumentação das pessoas envolvidas, o que implica saber ouvir e ceder diante de razões bem fundamentadas, dados convincentes, informações fidedignas e experiências referendadas.

Dez dicas para trabalhar em equipe

1. Seja paciente. Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas; por isso, é imprescindível ser paciente. Exponha seu ponto de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer.

2. Aceite a idéia do colega de trabalho. Muitas vezes é difícil aceitar que não temos razão, mas é importante reconhecer que a idéia do outro seja melhor que a nossa. Mais importante que o orgulho é o objetivo em comum do grupo.

3. Não critique os colegas. Conflitos podem surgir, mas é importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Critique as idéias, nunca as pessoas.

4. Saiba dividir. É fundamental compartilhar responsabilidades e informações.

5. Trabalhe. Faça sempre o melhor que puder.

6. Seja participativo e solidário. Procure ajudar os colegas sempre que necessário.

7. Utilize o diálogo. Se houver algum problema, sempre recorra a este recurso.

8. Faça planejamento. Quando várias pessoas trabalham em conjunto é natural que haja dispersão. O planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz.

9. Evite a acomodação. Não se deixe cair no "pensamento de grupo". Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes.

10. Aproveite o trabalho em equipe. Afinal, ele é uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas e de aprender com eles.