Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Projetos ambientais | Produtos e serviços sustentáveis


A revista Veja publicou edição especial no final de 2010 sobre sustentabilidade. Além de tratar da evolução do conceito e das expectativas em relação ao desenvolvimento econômico com baixo impacto ambiental, apresentou também várias empresas que estão apostando pesado em produtos e serviços sustentáveis.

A OMO, da anglo-holandesa Unilever, por exemplo, investiu pesado para criar um sabão líquido, que foi lançado em julho de 2010 no Brasil. A intenção, além de ampliar o mercado, foi criar um produto mais concentrado, que consome 81% menos energia, 62% menos água e que pode ser transportado em maior quantidade, o que reduz 76% da emissão de gás carbônico. Nos EUA o produto foi um sucesso. No Brasil, está enfrentando o hábito do consumidor, fortemente relacionado ao sabão em pó.

Thái Quang Nghiã, vietnamita que chegou ao Brasil fugido, fez uma grande aposta ao trocar a perseguição comunista em vigor em seu país por um espaço livre para se desenvolver. E ele, depois de lutar bastante para construir um espaço, fundou a Goóc, que produz 300 milhões de pares de sandália por ano usando 800 toneladas de pneus velhos. No ano passado, o faturamento da sua companhia foi de R$ 30 milhões.

Outro exemplo de visionários vem do casal Luiz Antonio de Pérola Galhardi, que investiu na produção de bucha vegetal, em Avaré, interior de São Paulo. Esperavam faturar R$ 12 milhões em 2010 com vendas ao Grupo Pão de Açúcar e Natura. A empresa Orgânica, fundada pelo casal, é um exemplo de trabalho coletivo, envolvendo outros pequenos agricultores vizinhos de seu sítio.

A TerraCycle, fundada em 2001 pelo americano Tom Szaky, já está em 11 países e a filial no Brasil é presidida por Guilherme Brammer. A empresa já emprega 127 mil brasileiros, que coletam 7,7 milhões de resíduos, como embalagens de salgadinhos, que viram capas de cadernos, bolsas e guarda-chuvas. Por trás da iniciativa há um conceito social, humanitário e muita criatividade.

A revista fecha com um projeto da Google, gigante da internet, que está investindo na construção de uma rede submarina de transmissão de energia eólica. A ousadia já é vista como o início de uma surpreendente revolução energética. São cabos submarinos para a transmissão da energia gerada por turbinas instaladas a milhares de quilômetros da costa, em fazendas eólicas. A parte inteligente do sistema é composta de um cabo principal do qual saem ramificações que se conectam a várias centrais transformadoras em águas rasas. Se o projeto der certo, será uma solução para a energia eólica produzida em alto mar.

Os exemplos são uma prova cabal de que não há mais tempo para desconfiar da economia verde. Pensar sustentável é se posicionar no futuro, respeitando uma tendência natural que visa reduzir a pegada ecológica provocada pela produção tradicional. Mas para isso, é preciso rever conceitos, se predispor às mudanças e estudar a viabilidade de novos projetos, voltados aos consumidores ecologicamente conscientes.