Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Estratégia I Pensar no futuro e agir agora


Como será a empresa do futuro? Foi a pergunta que a IBM fez a executivos dos mais diversos setores, espalhados pelo mundo. O resultado, naturalmente, pode soar pretensioso às empresas que sentem certo receio quando ouvem falar em tendências, mas não às empresas que estão na ponta do processo de integração dos mercados.

O resultado da pesquisa tem sido a base para a estratégia da própria IBM. Os executivos foram escolhidos porque estão em permanente contato com seus clientes e percebem de antemão as demandas predominantes dos consumidores, além de atuar na captura de oportunidades de crescimento dos negócios.

Uma das descobertas da investigação merece destaque: Os avanços tecnológicos, ainda que intensos, não são capazes de dar conta das lacunas que aparecem exatamente devido ao excesso de informações que bombardeiam diariamente as empresas.

A pesquisa identificou que os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, as empresas precisam gastar cada vez mais para preservá-los. Isso é decorrência da democratização da informação e da conscientização de seus direitos, o que tem forçado mudanças no modelo corporativo e investimento em inovações e na estrutura, para otimizar a colaboração com os clientes, para não perdê-los.

O diálogo mais intenso entre as partes fortalece o relacionamento e captação precisa das expectativas. Mas para isso, as empresas sentem a necessidade de ser mais agressivas nas mudanças para fortalece essas parcerias.

Da pesquisa resultou ainda que as empresas do futuro estão ávidas por mudanças, querem ser mais inovadoras que a imaginação dos clientes, buscam a integração global, são desbravadoras por natureza e genuínas. Por isso elas são capazes de mudar rapidamente e com sucesso.

“Em vez de meramente reagir às tendências, ela as molda e lidera. As guinadas setoriais e de mercado são uma chance para adiantar-se à concorrência”. No quesito inovação, tentam se antecipar aos clientes e surpreendê-los.

Um detalhe que deve iluminar as pequenas e médias: As empresas do futuro procuram desafiar radicalmente seu próprio modelo de negócios para desestabilizar a concorrência. “Muda sua proposta de valor, subverte as abordagens tradicionais de comercialização e, assim que surgem oportunidades, reinventa a si mesma e à sua indústria como um todo”.

Nesse aspecto, as empresa brasileiras estão na vantagem, pela disposição de se ajustar aos novos tempos. A criatividade é uma característica forte do empreendedor nacional, elogiado, inclusive, por analistas estrangeiro. É preciso agora pensar no futuro e agir.