Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Integração | Comprometimento com a empresa


Interagir em grupo otimiza a qualidade de vida e do produto.

Imagine-se uma pastilha efervescente ao cair em um copo-de-água. Pois é assim que se sente o indivíduo que participa do processo de integração em uma empresa, por meio de atividades sociais e esportivas, encontros, grupos de vivência, entre outros. Participar de ações em grupo dentro de uma empresa impulsiona o profissional e otimiza a produção.

De acordo com o psicólogo Merando Boaventura Santana, a integração pode ocorrer em três momentos: quando há participação devido aos salários (somente por obrigação); envolvimento (quando a pessoa possui certo nível de consciência) e, a mais importante, quando há comprometimento (a participação ocorre de forma voluntária e intuitiva).

"Estas três fases ocorrem tanto em programas de qualidade, quanto em uma integração social entre as pessoas", diz Santana. Para ele, muitos participantes de fato comprometem-se, principalmente quando há sinergia entre o grupo e o propósito da empresa. Como o exemplo da pastilha que, com a embalagem, fica impossível dissolver-se na água. "É preciso eliminar nossas amarras internas", ressalta Santana.

Atividades de integração são recentes no universo empresarial brasileiro. Na década de 1980 havia um mercado fechado e poucas empresas possuíam tarefas nesse sentido. Mas com a abertura de mercado, na década de 1990, a história das corporações modificou e as pessoas passaram a envolver-se mais com as empresas. "Hoje, nenhuma organização sobrevive sem comprometimento", diz Santana.

Para o psicólogo, sem sinergia é impossível competir na atualidade no meio empresarial. "As empresas hoje valorizam o coração voluntário, no sentido de comprometimento com uma causa." Assim, o grupo cria um vínculo que é ponto de solda, unificando as pessoas na eficiência organizacional de uma empresa.

Como fazer

Crie políticas de valorização das pessoas dentro de sua empresa, favorecendo a integração; desenvolva oportunidades de crescimento profissional na empresa (plano de carreira); estabeleça atividades de responsabilidade social e ambiental; faça planos de integração da família dos trabalhadores com a empresa e desenvolva projetos culturais e esportivos.

Exemplos

Uma das formas é a integração da empresa com as famílias dos empregados, sendo para algumas empresas, primordial para o seu bom andamento, permitindo que as famílias dos empregados possam visitar a empresa e passe um período do dia nela. Na maioria das famílias não imaginam como é o dia de trabalho empregado.

Atividades culturais e de lazer proporcionadas aos empregados. A integração ocorre ainda com treinamento para trabalho em equipe, prática de valores, encontros de comunicação e orientação com todos os empregados.

Outra forma de integração nas grandes empresas são os TAGS (Times Auto-Gerenciáveis), grupos organizados na fábrica onde cada um tem a sua função. Já os micro e pequenos empresários podem participar, bem como realizar, campanhas em que haja o envolvimento da sociedade. Diferentemente das grandes empresas, os micro e pequenos empresários podem promover o papel de integração por meio de atividades com os empregados, em ações comunitárias.