Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Supervisor I Mais motivação que fiscalização


Com este novo perfil, a empresa ganha em lucro e resultado das operações.

O cargo de supervisor é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Uma das funções desse profissional é administrar a disciplina e aplicar penalidades, quando houver necessidade. Mas o papel de supervisor nas organizações é relativamente novo, sendo criado durante a Revolução Industrial (século 18), quando controlava os serviços feitos pelos subordinados. Desde o início, a nomenclatura para definir o trabalho desse “super-Homem” mudou muito, sendo chamado de capataz a coordenador de área. O perfil do supervisor também modificou ao longo dos anos, criando um novo profissional.

Atualmente o supervisor (gestor), como líder, deve estimular a equipe e desenvolver a confiança dos trabalhadores com credibilidade, respeito e imparcialidade. Nas últimas décadas, o papel do supervisor mudou muito. Antes apenas "fiscalizava" as equipes, mas hoje ele precisa ainda capacitar e motivar o grupo. A mudança é fundamental para enfrentar a concorrência com criatividade e competência. A competitividade é forte, portanto os profissionais precisam ser qualificados e responder ao trabalho com responsabilidade.

Menos fiscais, mais lucros

Eliminando-se os "fiscais" na empresa há crescimento no lucro e nas operações, além de maior engajamento dos colaboradores. O supervisor dá suporte à equipe, troca informações com as outras áreas, negocia prazos e cuida da capacitação da mesma. E colocar isso tudo em prática é simples: conheça a equipe que você lidera; trate os profissionais com respeito; motive os trabalhadores de acordo com suas características individuais (cada pessoa é diferente!); diga a verdade; conquiste a confiança da equipe e cumpra o que prometeu (prometa só o que pode cumprir!).

O supervisor é importante, principalmente nas empresas que disputam espaço no competitivo mercado contemporâneo. Uma tarefa desafiadora do supervisor é obter resultados (operacionais e financeiros) positivos, mantendo colaboradores motivados e treinados. Assim, ele consegue melhorar continuamente a qualidade de produtos e serviços dentro da empresa, buscando sempre a inovação. Tudo isso faz com que o profissional tenha uma função estratégica para qualquer organização.

Comportamento é a chave do sucesso

O aumento do número de faculdades no país ampliou a quantidade de profissionais capacitados, tecnicamente, para a função. Mas, não são as competências técnicas que diferenciam um supervisor, mas as comportamentais. O ideal hoje é encontrar colaboradores com uma base técnica atrelada a uma base comportamental diferenciada.

Este perfil é o mais cobiçado pelas empresas que precisam se diferenciar no mercado, aumentando a empregabilidade. E para encontrar este profissional: quanto mais alto o nível hierárquico do funcionário, mais difícil a sua movimentação no mercado. Cabem ainda como responsabilidades do supervisor: ordenar instruções, ser responsável pelo resultado do trabalho e determinar ações aos subordinados.

Outro papel do supervisor é agir como intermediário entre os colaboradores e a organização da empresa. Ele também deve garantir o treinamento adequado, ambiente de trabalho seguro e respeito aos direitos humanos para todos os subordinados.