Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Saúde ocupacional | Como vai a saúde na sua empresa?


Saiba que a prevenção reduz custos e melhora a imagem da empresa.

Todos os trabalhadores, braçais ou não, estão sujeitos a ter problemas de saúde decorrentes do ambiente e da rotina de trabalho, principalmente decorrentes dos vícios posturais, má adequação dos móveis ou ferramentas de trabalho, ou pelo excesso de repetição de certos movimentos.

Um grande número de afastamentos e ausências é relativo aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), mal que preocupa os profissionais de RH e de medicina e segurança do trabalho.

A NR-17 (Norma Regulamentadora), que dispõe sobre as condições de trabalho, visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho.

As condições de trabalho incluem fatores como o levantamento, transporte e descarga de materiais, adequação do mobiliário e dos equipamentos, as condições ambientais do posto de trabalho, e a própria organização do trabalho.

É responsabilidade de o empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

A Ergonomia é o estudo da relação existente entre o homem e seu trabalho; é a Ciência do Conforto; portanto, um programa de ergonomia deve contemplar:

1• melhoria da imagem da empresa;

2• melhoria da qualidade dos serviços;

3• aumento da disposição para o trabalho e a produtividade;

4• diminuição dos acidentes de trabalho, ausências e afastamento;

5• prevenção das lesões crônicas;

6• diminuição da ansiedade, estresse, fadiga e aumento da autoestima;

7• desenvolvimento da consciência corporal, raciocínio e memória;

8• melhoria do relacionamento interpessoal, integração e espírito de equipe, união e cooperação.

Preocupar-se com a saúde dos seus colaboradores vai além de cumprir as exigências legais. É sinônimo de redução de custos e aumento da produtividade, proporcionando uma vida saudável e de bem estar.