Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Sinergia | Melhorando o relacionamento na empresa


“O segredo do sucesso ainda não foi descoberto, mas o segredo do fracasso todo mundo já sabe qual é: tentar agradar a todos”. Este ditado tem sua relevância. Basta observar o que acontece na empresa quando evitamos tomar uma decisão, por acreditar que ela não agradará a todos.

A verdade é que, por mais que se faça ou se deixe de fazer, jamais será possível agradar a todos numa empresa, pois trabalhar com pessoas não é fácil e cada uma tem suas pretensões, seus interesses e objetivos.

No campo da Administração, por exemplo, discute-se que este é um dos principais desafios, pois é uma arte lidar com pessoas. Afinal, a Administração depende, e muito, das pessoas: além delas ser o bem de maior valor dentro da empresa e é através delas que os objetivos são alcançados.

Assim, a falta de comprometimento é algo preocupante, pois pode colocar em risco todo o sucesso da empresa. Também o pessimismo das pessoas é capaz de produzir resultados desfavoráveis.

Se a falta de comprometimento é algo mais reservado e eventual, o pessimismo é mais explícito e pode contaminar os outros.

O poder do pessimismo é grande. As pessoas pessimistas são capazes de deixar “pesado” o ambiente onde trabalham, provocando uma desmotivação geral. O baixo astral impera de maneira plena com elas, que conseguem reclamar de tudo. Falam que a empresa é injusta, que ela não faz isto, que deixa de fazer aquilo, que ninguém colabora com ninguém, que sempre falta alguma coisa; enfim, que tudo parece um caos.

Para os pessimistas, todos só têm defeitos, ninguém sabe trabalhar e a empresa deixa a desejar em muita coisa. Sempre acham que estão na empresa errada e que mereciam coisa melhor. Apenas não colocam defeito em si mesmo.

Só que reclamam, reclamam e sempre ficam onde estão; nada fazem para melhorar. Cruzam os braços e, sentadas, esperam que tudo se resolva. A questão é que, assim, nada vai ser resolvido mesmo. Aliás, tendem a piorar!

Quando as pessoas pessimistas chegam ao trabalho, caso não reclamem de algo que as irritou no caminho, ou em casa, têm a criatividade de rapidamente encontrar algo a espetar, fazendo logo suas vítimas.

As palavras de um pessimista explodem como bombas e contaminam todos numa questão de pouco tempo. Suas reclamações ecoam pela empresa. Seus boatos envolvem todos, indistintamente, com exceção delas, é claro!

As pessoas pessimistas parecem não ver limite nas coisas; para elas, quanto pior, melhor. Elas parecem torcer para que tudo dê errado. Para elas, um copo com água pela metade sempre será um copo meio-vazio, nunca um copo meio-cheio.

Tudo bem que o ambiente de trabalho seja um local complexo! Está certo, também, que nem tudo na empresa é um mar-de-rosas, às mil maravilhas como muitos gostariam que fosse. Mas a vida, no geral, é assim: sobram ideias, faltam recursos e temos que viver e trabalhar com o que temos, dentro das limitações.

Nas empresas também não é diferente. A verdade é que nenhuma empresa hoje vai ter tudo o que precisa para fazer as coisas, da forma que desejavam.

Estamos vivendo a época de fazer mais com menos, de fazer dois mais dois resultar cinco e não o tradicional quatro. É a época da sinergia, e as pessoas precisam compreender esta nova realidade.

Logicamente que ninguém deve concordar com tudo o que ocorre na empresa. No fundo, é até bom que existam discordâncias, conflitos de ideias, pois elas são saudáveis, porque fazem as pessoas refletirem diante de seus pensamentos, opiniões e posições, encontrando, muitas vezes, novas ideias e formas diferentes de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. A empresa precisa aprender com ela mesma. Para tal, deve reconhecer e aceitar a existência de valores diferentes das pessoas que trabalham nela.

Para lidar com os problemas dos pessimistas, a empresa deve contar com um sistema de comunicação prático, descentralizador e que não privilegie uns em detrimento de outros. O acesso a uma informação de interesse coletivo, por exemplo, deve ser facilitado.

O processo precisa ser bem democrático, justo, transparente e envolver muita conversa entre todos os níveis. A empresa deve criar uma prática de ouvir o que seus empregados têm a dizer, motivando-os a fazerem isto ao invés, apenas, de ficarem comentando fatos pelos corredores, com os outros, de sala em sala, distorcendo tudo como se fosse um “telefone-sem-fio”.