Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Investimentos | TCO - Para avaliar o Custo Total de Propriedade


O Custo Total de Propriedade (TCO, na sigla em inglês), mais do que um sistema de avaliação de custos e benefícios relacionados a investimentos, é uma ferramenta que ajuda o empresário a não cair na armadilha do velho ditado popular de comprar apenas porque é barato. Uma ação sem parâmetros técnicos, nesse sentido, pode sair muito caro.

Qualquer decisão de investimento em uma empresa, seja aquisição de máquinas, equipamentos ou softwares, exige avaliação adequada. O TCO pode ser definido como um modelo do ciclo de vida do produto ou serviço, pois levam em consideração os custos de aquisição, propriedade, operação e manutenção ao longo de sua vida útil.

O resultado do cálculo do TCO deve ser comparado com o cálculo de Benefício Total de Propriedade (TBO, na sigla em inglês) para determinar a viabilidade da aquisição.

O TCO determina o custo da tecnologia, a TBO avalia o retorno do investimento. Para uma correta medida deste valor utiliza-se o Retorno Total de Propriedade (TRO, na sigla em inglês), que quantifica o retorno líquido obtido com a utilização da tecnologia avaliada.

Custos diretos e indiretos

O cálculo mais usado está relacionado à instalação de Tecnologias da Informação (TI). Nesse caso, o TCO deve incluir todos os custos decorrentes da aquisição. Para exemplificar, no caso de um hardware, somam-se o custo dos softwares, licenças, amortização, manutenção, upgrades, suporte técnico, tempo ocioso por falhas, segurança (vírus/worms/etc., denial of service, back-up, reparações, treinamento, administração, tempo de operação entre outros).

Os custos devem ser divididos em blocos para determinar a sua concentração ao longo do ciclo de vida da solução, tais como: custos de planejamento, custos de aquisição, custos de operação e manutenção, e custos de alienação. Os custos diretos, quantificáveis, no caso de um hardware, segundo a teoria de Gartnei Group, podem representar, por exemplo, até 30% do custo total do investimento. São eles: o valor pago pelo hardware (aquisições e upgrades) e software (aquisições, upgrades, licenças).

Os custos de suporte (remoto, treinamento, deslocamento, manuais e livros) respondem por 15%. O gerenciamento de redes, sistemas e armazenamento agregam mais 5%. Desenvolvimento (aplicações e conteúdo) incorpora outros 4%. E a comunicação (infraestrutura e taxas) totaliza os 55% dos custos diretos.

Já os custos indiretos, não quantificáveis, respondem pelos 45% restantes, sendo que o custo de usuário final (suporte casual e auto aprendizado) representa 35% e o downtime (perda de produtividade devido a paradas), 10%. Completando assim os 100% entre custos diretos e indiretos.

Benefício Total

O cálculo do TBO exige uma metodologia mais abrangente que o do TCO, como sistemas de pontuação, tabelas comparativas e outros procedimentos similares, que dependem grandemente da experiência e do bom senso do avaliador. Esta visão contempla aspectos como custos associados, flexibilidade e riscos de implantação. Elementos muitas vezes não quantificáveis adquirem importância crescente ao longo do ciclo de vida de uma tecnologia, tais como: aumento na produtividade e penetração de mercado; viabilização de novos negócios e/ou mercados; problemas com fornecedores e componentes inadequados.

Ver Mais: www.institutoecos.org.br