Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Manutenção de talentos | Seleção de pessoal exige critério e rigor


Contratar pessoas é um processo delicado, porque nem sempre o melhor profissional é aquele que está mais bem preparado tecnicamente para desenvolver o trabalho exigido. É prudente, antes da contratação, encontrar a pessoa que se enquadre à cultura da empresa, o que exige uma análise criteriosa da personalidade do candidato.

Diante de uma vaga que precisa ser preenchida, a orientação é que a seleção de candidatos se dê, primeiramente, no âmbito interno, por se considerar que os funcionários já são parte da família empresarial, o que amplia as chances de adaptação do escolhido. Esgotada essa possibilidade, abre-se para o público externo.

Candidatos indicados por conhecidos são sempre bem vindos e podem ser um acelerador do processo, mas as entrevistas são vitais para minimizar os erros de seleção ou da escolha precipitada. Chame os postulantes para conversar com o gerente, representantes de RH e pessoas acima e abaixo da posição à qual eles vão ocupar. É fundamental que pontos de vista dos vários níveis da organização estejam em sintonia em relação à escolha do candidato melhor habilitado para assumir a vaga.

Quando se fala em cultura da empresa está se falando em comportamento e aceitação dos valores que a norteiam. Está se falando em inteligência emocional. Por isso, quem vai fazer a seleção precisa ter segurança em relação a essa cultura corporativa, para que as perguntas convirjam no sentido de evitar dúvidas. Ou seja, o candidato deve entender que ele precisa ter o perfil que o sintonize à cultura organizacional.

Feita a seleção, é natural que haja ajustes. Para estimular os funcionários a vivenciar a cultura da empresa, recompense aqueles que assimilarem com maior propriedade os valores em questão, para que possam desenvolver seus talentos. Uma forma de recompensa é a abertura para cursos de treinamento, com visão de liderança e gestão de desempenho.

A perpetuação desses valores se dá com revisões periódicas, que ajudam no ajuste daqueles que ainda revelam dúvidas ou falhas em relação à cultura corporativa. Nesse processo, são identificados os “mestres de adaptação”, que podem servir como mentores.

No entanto, se um funcionário ultrapassa com constância o limite da cultura corporativa, o melhor caminho é a demissão, o que precisa ser feito com rapidez, assim que identificada a incompatibilidade. Essa é uma posição difícil de manter em uma empresa de caráter familiar. Mas, assim como contratar o funcionário errado afeta a moral e impede a empresa de atingir seus objetivos, mantê-lo na empresa é ainda pior e desgastante.