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Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Gestão do Tempo | Planeje suas atividades!


Refletir sobre o tempo é fundamental para quem se vê sempre na correria, com a agenda carregada e tendo que esticar o horário de trabalho diário para dar conta de todos os compromissos. Antes de se tirar conclusões precipitadas de que o dia está passando rápido demais e o estresse bate à porta devido à pressão das circunstâncias, é preciso levar em consideração algumas informações realistas.

De acordo com estudos corporativos, 80% das pessoas que reclamam da falta de tempo não têm uma agenda planejada, não fazem o ajuste de foco necessário para evitar desperdício e, muitas vezes, gasta tempo com questões secundárias. De fato, administração de tempo não é um assunto trivial e dominar a técnica exige formação. Bem como a boa administração do tempo não deixa de ser também um trabalho em equipe.

Há, sim, o caso de empresas com pessoal reduzido, o que sobrecarrega os poucos que têm que dar conta de tudo. Mas essa não é a regra. Muitas vezes o profissional está desperdiçando tempo verificando a caixa de e-mail pessoal, site de fora, MSN, telefonemas particulares ou conversando com outros colaboradores da empresa, tratando de questões que não são prioritárias, sem perceber que com isso reduz de 10 a 20% seu tempo de trabalho. Depois tem que correr para mostrar eficiência, sendo obrigado, inclusive, a fazer hora-extra.

A orientação básica, além de buscar literatura sobre o assunto, é adotar uma postura mais centrada, com uma agenda bem definida, a ser seguida criteriosamente, com prazo determinado para cada tarefa. Quando o profissional consegue alcançar esse estágio de objetividade e eficiência, os resultados aparecem, a produtividade aumenta sem correria ou estresse. Isso significa que ela deixou de ser refém do tempo e passou a dominá-lo, sentindo maior satisfação em seu dia a dia.