Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Carreira | O que você precisa saber sobre etiqueta nos negócios


Não há qualquer novidade em apontar que as habilidades técnicas são importantes para qualquer profissional, independente do porte e setor da empresa onde atuam.

No entanto, além delas, para ter sucesso e alavancar uma carreira é preciso contar também – aliás, principalmente – com um conjunto de habilidades sociais que complementem as técnicas, com destaque nos relacionamentos construídos nas atividades que a pessoa desenvolve com terceiros, por conta da empresa onde trabalha. Os terceiros, no caso, podem ser funcionários, clientes, fornecedores, concorrentes e outros públicos afins que mantêm uma relação com a empresa.

A prática da educação, da gentileza e do respeito nos relacionamentos não custa nada e funcionam muito bem quando se deseja construir relações sólidas.

Neste contexto, as questões de etiqueta no trabalho ganham cores especiais e merecem ser tratadas com especial atenção. O exercício da boa etiqueta deve ocorrer em praticamente todos os tipos de relacionamentos: desde a maneira de se vestir para o trabalho até as comemorações do fim de ano, passando pelo ato de presentear, pelo uso do telefone e e-mail, em almoços e confraternizações, entre tantos outros acontecimentos sociais que ocorrem no contexto profissional de qualquer pessoa.

Quanto à aparência, qual o nível de atenção que você reserva a ela? Imagem pode até não ser tudo para você, mas saiba que, no aspecto profissional, ela tem uma importância muito maior do que você pensa. Al Ries e Jack Trout, especialistas na arte do posicionamento, já diziam: “se você é advogado, vista-se com ternos”.

Um banho de loja para melhorar a aparência não adianta! É preciso haver uma combinação de cores e estilos nas roupas que se escolhe para fazer parte do seu guarda-roupa no dia-a-dia.

As dicas mais elementares neste sentido são para não repetir uma mesma camisa dois dias seguidos, e combinar, com as mesmas cores, meias e calçados. O vestuário não pode parecer vulgar. Sobre colônias, o uso deve ocorrer sempre de forma moderada.

Para mulheres, especialista recomendam evitar o uso de microssaia ou roupas justas, pois atraem os olhares masculinos. Deve-se tomar muito cuidado para não deixar à vista as peças íntimas. Quanto aos homens, deve-se evitar o uso de sandálias e camisa de manga curta com terno e, também, camisa de manga curta com gravata.

Sobre telefonemas: sempre dê retorno às ligações e mantenha um tom de voz adequado nas conversas. Quando você estiver ouvindo a conversa de alguém, evite fazer qualquer tipo de comentário após observar o encerramento dela. Ao perceber que o assunto é pessoal, procure distanciar-se da pessoa, de maneira discreta, retornando mais tarde.

Com e-mails, faça sempre uma leitura da mensagem antes de encaminhá-la, tomando cuidado com a grafia das palavras e com o sentido das ideias. Evite o uso de arquivos atachados, textos longos, letras maiúsculas e mensagens com assuntos diversos, como piadas e “correntes”. As respostas a e-mails devem ser oferecidas, no máximo, dentro de 48 horas.

No uso do dinheiro da empresa, nada de esbanjar ou mesquinhar. A sugestão é apelar para o bom-senso, principalmente diante de terceiros.

Quando se convida alguém para um almoço, por exemplo, deve-se considerar a conveniência da localização do restaurante e os estilos e preferências gastronômicas do convidado. A disposição à mesa deve seguir o padrão frente-a-frente. A questão da pontualidade nem se comenta: ela é mais que imprescindível. A conta deve ser paga por aquele que fez o convite (mesmo que seja mulher), havendo-se a possibilidade da conta ser dividida apenas caso o relacionamento profissional seja de longa data. As refeições não podem, tradicionalmente, durar mais que duas horas. Se você for o convidado, não amplie o convite a outras pessoas.

Ao presentear alguém que trabalha com você, tome cuidado para não cometer uma gafe. Qualquer deslize pode marcar a relação para sempre. O caminho para não errar é procurar descobrir as preferências da outra pessoa. Evite o envio de cestas de café-da-manhã e tele mensagens no trabalho.

Em confraternizações, não compareça com o estômago vazio – se for o caso, faça antes uma alimentação leve. Beba pouco e faça uso, com frequência, guardanapos para limpar a mão antes de qualquer cumprimento. Também não se esqueça de fazer as apresentações sempre que alguém se juntar à conversa.

Respeitando estas dicas e procurando descobrir outras mais que existem, certamente você terá uma carreira de sucesso no campo profissional, desenvolvendo-se com a mesma habilidade e competência no aspecto pessoal das relações que constrói ao longo dos relacionamentos que sua empresa proporciona, pois nem tudo é só trabalho.