Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Homeostasia | Equilíbrio entre a vida profissional e a familiar


Pesquisas indicam que é elevado o índice de pessoas com dificuldade para harmonizar vida familiar e vida profissional. A falta de equilíbrio entre os dois lados da mesma moeda tem alimentado a fonte de angústia e infelicidade coletiva. Questionadas sobre como anda o trabalho, as respostas surgem sempre em forma de problemas do tipo: “estou sobrecarregada; correndo, como sempre; a pressão está grande; minha agenda está um caos; há muita incerteza sobre o futuro da empresa”. A reação soa como se emocionalmente estivessem sempre no limiar de uma ruptura.

A constatação é que as pessoas separam realização pessoal da realização profissional, como se uma estivesse ligada à segurança financeira e material a partir do empenho árido, sem envolvimento emocional, sem paixão, sem arte. E a outra, à satisfação, ao sentido da vida, ao prazer. Mas como uma parte não se sustenta sem a outra, a relação entre ambas é sempre dolorida e, por que não?, estressante. Somente uma mudança de visão de mundo permitirá que o profissional se sinta realizado no trabalho e em casa, sem extremos que não se atraem, sem conflitos entre as partes.

Essa relação harmoniosa pode ser alcançada com a ajuda da empresa, que deve ter como missão fortalecer seu capital humano, para que o profissional se sinta integrado ao negócio e possa dar o melhor de si. A postura de colaborador motivado gera sinergia e vantagem competitiva em um mercado desafiador. As arestas de estranhamento entre a vida familiar e do trabalho são superadas com diálogo e valorização.

Por esse caminho, as empresas deixam de ser mera fonte de renda para ser também uma fonte de prazer e realização. Isso requer planejamento! Porque é fundamental saber o momento em que aquela hora é só sua, com a família e seus amigos. Mas trabalho e vida pessoal devem ser encarados como uma relação: cada parte precisa ceder um pouco. Ter uma jornada de 16, 17 horas com certeza é desgastante; dificilmente sobrará tempo para o convívio com outras pessoas e ainda prejudica o rendimento no trabalho.

Dicas de sobrevivência

Planeje seu trabalho para evitar desgastes.

Dê o exemplo aos colegas indo embora no horário.

Não fique no trabalho apenas para mostrar que está lá.

Aprenda a dizer “não”.

Preserve seu tempo pessoal e não se esqueça de planejar atividades divertidas e relaxantes com seus amigos e familiares.

Agende essas atividades como se fossem compromissos de trabalho.

Não se esqueça de reservar um tempo toda semana para refletir sobre a vida, longe do trabalho.