Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Produtividade | Administre o seu tempo


A falta de tempo transformou-se numa situação típica para todos nós. Tanto na vida profissional como na pessoal, sentimos e reclamamos, à nossa maneira e por razões diferentes, da falta de tempo. A verdade é que o tempo transformou-se num recurso escasso. Apesar de todos os avanços obtidos pela tecnologia com o propósito de facilitar o nosso dia-a-dia, a falta de tempo não conseguiu ser resolvida.

É exatamente por isso que o tempo não pode ser desperdiçado, pois tempo perdido não se recupera. Temos um dia de 24 horas. A distribuição é igual para todos. Entretanto, saber usá-lo é condição para poucos.

Se dispor de tempo tornou-se uma questão de fundamental importância para obter uma melhor produtividade no trabalho e uma vida com um nível melhor de qualidade, sem dúvida alguma, a chave para esse caminho é administrar, de maneira eficaz, o tempo que se tem.

A administração do tempo com tal característica somente pode ser feita quando controlamos as nossas próprias atividades, exigindo uma mudança disciplinada de comportamento com todos os hábitos no dia-a-dia.

Por conta disso, tudo na vida precisa ter, no mínimo, planejamento e organização, com controle e delegação. A ausência do planejamento na administração do tempo, as tarefas são feitas desordenadamente, sem qualquer objetivo.

É preferível investir um tempo na definição do que precisa ser feito a arriscar-se em tarefas sem propósito. Quem tem pressa na atividade que precisa realizar pode ver-se obrigado a disponibilizar um tempo maior depois, com ações corretivas, quando a tarefa já estiver sendo executada. Isso ainda se ela não tiver que ser refeita desde o seu início. Numa visão mais ampla do planejamento, ele não é compreendido como tomador de tempo, mas, sim, como um economizador. Isso fica esclarecido quando se conhece a grande diferença que há entre pressa e agilidade.

Com a organização há condições de estabelecer, por exemplo, prioridades entre as tarefas, separando-se o que tem urgência, o que é importante e o que pode ser aguardado e tratado em outra oportunidade.

O controle das tarefas também precisa ser praticado com responsabilidade e medição dos resultados alcançados. Qualquer atividade tem começo, meio e fim.

No trabalho com planejamento e organização da administração do tempo, o dono dele, pelo menos na maioria das vezes, nem sempre é você. Seja consciente disso e veja a sua evidência quando há o envolvimento de clientes, fornecedores, concorrentes, além da família e de amigos, enfim, de compromissos profissionais e pessoais que fogem ao controle, mas que precisam ser atendidos.

Tenha sempre agenda de compromisso e horário, mantendo a disciplina no seu cumprimento. Nas reuniões, procure ter uma pauta do que será discutido, estabelecendo-se tempo para início e término. Não permita conversas paralelas e, sempre no final dos trabalhos, frise as conclusões e encaminhamentos. Quando um assunto puder ser resolvido por telefone ou e-mail, faça-o sem qualquer receio.

A delegação não pode ser deixada de lado quando se quer ter uma administração do tempo eficaz. Você é um só e, certamente, não será capaz de resolver tudo sozinho.

Compreenda que ninguém é tão forte ao ponto de não precisar de ajuda e, muito menos, tão fraco que não possa ajudar ao outro. Por isso, delegue e dê liberdade e apoio a seus funcionários para que tenham ação quando o momento exigir. Treine e incentive a iniciativa, mas mostre-se sempre disposto a acompanhar e comentar os resultados, principalmente se estão ou não de acordo com o esperado. Diga o que espera de cada um com a tarefa que está delegando e transfira responsabilidades com autoridade. Não se esqueça de determinar prazos. Esclareça todas as dúvidas. Nada pode ficar confuso.

Com o tempo, além de criar uma cultura de gestão participativa em sua empresa, promovendo o desenvolvimento e a capacitação profissional de seus colaboradores para o trabalho, você terá tempo livre para investir em outras tarefas mais importantes para a empresa e você.