Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Inadimplência | O gerenciamento de riscos de crédito dá segurança aos negócios


A adimplência, ou seja, o cumprimento das obrigações assumidas tem uma função social muito importante. Permite o retorno do capital ao mercado e isso, consequentemente, gera emprego e possibilita uma política de crédito mais flexível com maior prazo de contratação.  

Qualquer que seja a obrigação, o devedor precisa cumpri-la. A exceção da regra é a inadimplência, que se constata pelo não cumprimento da obrigação, ou pelo não pagamento, até a data do vencimento, de um compromisso financeiro com outrem.

A inadimplência de clientes tem sido uma realidade para muitas empresas e as taxas variam conforme o setor de atuação. No comércio e na prestação de serviços, por exemplo, os índices costumam ser maiores que na indústria, o que se justifica pelo fato dos clientes serem fixos e efetuarem novas compras numa constância maior.

Para algumas empresas, dependendo da situação financeira e do mercado, a inadimplência pode representar um custo muito alto, desregulando completamente o fluxo de caixa. Portanto, a adoção de boas práticas para prevenir e trabalhar a inadimplência colabora decisivamente para uma gestão eficiente, inclusive, os cuidados básicos na avaliação de crédito ao consumidor.

Entre os consumidores, a inadimplência ocorre por um conjunto de razões como o desemprego, queda na renda, dificuldades pessoais, falta de controle nos gastos e compromissos maiores que a capacidade de pagamento.

É preciso detectar as épocas do ano onde a inadimplência é maior, bem como compreender os prejuízos que ela acarreta. Portanto, a empresa deve dispor de informações sobre o assunto, para melhor compreender a dinâmica da inadimplência em seu setor.

Neste contexto, apenas a título de reflexão, cabem alguns questionamentos básicos na gestão da inadimplência:

• saber qual a taxa mensal média de inadimplentes de sua empresa?

• ter planos para administrar esta taxa?

• ser capaz de traçar o perfil dos clientes inadimplentes, quer sejam pessoas físicas ou jurídicas?

• conhecer as razões de seus clientes serem inadimplentes e os riscos que cada um representa para a empresa?

É preciso, portanto, pensar sobre isto, pois a cadeia de inadimplência que opera no mundo dos negócios pode, também, tornar a sua empresa inadimplente. Imagine a seguinte situação: a empresa 'a' adquire insumos da empresa 'b' para utilizá-los na transformação de um produto, cuja venda ocorre para o consumidor final, através da empresa 'c'.

Se o consumidor final, por qualquer razão, não efetuar o pagamento do produto que comprou junto à empresa 'c', a mesma poderá não fazer o pagamento para empresa 'a' que, por consequência, pode não dispor de recursos e deixar de pagar a empresa 'b'.

O que seria feito se a quantidade de empresas nessa condição fosse muito grande? Como as empresas dariam continuidade aos negócios, mantendo-se atuante no mercado, enquanto espera recuperar os créditos não recebidos?

Prevenção e controle de risco

Uma ação que as empresas podem adotar para prevenir a inadimplência é ser mais cautelosa na venda. O risco existe, mas deve ser calculado. Considere, ainda, a implantação de um modelo de governança para garantir a existência de uma normativa de risco e que de suporte à auditorias internas e externas.

No caso de negócios entre empresas (B2B: business-to-business), onde uma empresa vende para outra empresa, saber o histórico de quem está comprando já é um bom passo. Quando se discute histórico, fala-se, por exemplo, em relações da empresa com outros fornecedores e clientes, sua capacidade de pagamento e realidade comercial, dentre outros apontamentos oportunos que você pode identificar.

Já em negócios que partem de empresas para consumidores finais (B2C: business-to-consumer), outros cuidados devem ser adotados. A solicitação de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de endereço, no ato da compra, pode ser uma boa medida de prevenção à inadimplência. Como complemento, pode-se recorrer à confirmação dos dados através de consultas a serviços especiais (como a Serasa).

A adoção de cartões de crédito como forma de pagamento também pode ser uma medida favorável, mesmo considerando as taxas cobradas pelas administradoras. Neste caso, recorra à análise "custo x benefício" para auxiliá-lo na tomada de sua decisão.

Como alternativa para recuperação de créditos, pode-se, ainda, ser contratado empresas especializadas em cobrança. Neste caso, é imprescindível selecionar, cuidadosamente, aquela que terá a incumbência da execução do serviço. O motivo desta recomendação é que, dependendo das técnicas que a empresa contratada adotar na cobrança, pode prejudicar a imagem da empresa contratante.

A realidade do mercado exige das empresas uma atenção especial a toda e qualquer fonte de prejuízo de recursos financeiros que possa ocorrer. A inadimplência, sem dúvida alguma, é um ponto que deve ser identificado e trabalhado por empresas que desejam se manter rentáveis e competitivas.