Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Metas | Como coordenar uma equipe para alcançar resultados


Considera-se um bom líder aquele que motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar suas metas. Para motivar e coordenar uma equipe é preciso que o líder e a equipe saibam exatamente quais são as metas a serem alcançadas. Por isso, o líder precisa indicar claramente suas metas, verificar se são realistas e informar corretamente sua equipe.

Defina claramente as metas

O líder deve ser capaz de identificar cada uma das etapas nas quais esteja trabalhando com sua equipe - pessoais, de departamento e organizacionais, bem como aquelas de curto, médio e longo prazo. Não basta apenas ter uma ideia aproximada. Se for só isso parece muito vago e abstrato, e possivelmente não terá o apoio ou sentido de comprometimento da equipe.

É preciso que se saiba exatamente aonde se quer chegar, como chegar e quando chegar. Também é primordial que todas essas metas sejam consistentes e se complementem, ou seja, que todos estejam seguindo na mesma direção.

Confira se as metas são realistas

O líder deverá definir metas pessoais a serem atingidas por indivíduos, e por equipes, as quais por sua vez, irão combinar-se de forma que o departamento e/ou a empresa alcancem as metas gerais.

Para que a equipe se sinta motivada em relação a essas metas, elas devem ser desafiadoras, e exigirem o suficiente para estimular as pessoas, a fim de proporcionar a mais completa utilização de suas habilidades.

Deve, também, ser específicas, de modo que o progresso possa ser avaliado e verificado e, quando necessário, as correções possam ser efetivadas. Igualmente importante, elas devem ser atingíveis, mas somente dentro dos limites de trabalho e do desempenho, pois o fracasso é desmoralizante, podendo ter um efeito desfavorável sobre o indivíduo e sobre os colegas de trabalho.

Informar sua equipe

Uma vez ciente de suas metas e de quais serão direcionadas para quais indivíduos, o líder deve certificar-se de que elas estejam bem explanadas e claramente compreensíveis para todos os envolvidos.

Cada pessoa e cada equipe devem possuir metas a atingir. Da mesma forma, as pessoas precisam ser informadas acerca dos padrões específicos a serem seguidos.

Convém explicar as razões de cada instrução e tentar chegar a um acordo em todas as oportunidades: uma equipe bem informada e envolvida estará sempre trabalhando melhor e com mais afinco do que o fariam se houvesse um trabalho individual e disperso.