Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Transformar | Problemas em oportunidades de negócios em tempos de crise


A possibilidade de mudar, aperfeiçoar ou inovar as ações de uma empresa surge, principalmente, em momentos de turbulência econômica. Historicamente, a possibilidade de mudança é analisada pelos gestores em períodos de crise.

Atualmente, o mundo vivencia a experiência de uma crise econômica, cujas consequências são imprevisíveis. De qualquer forma, esta crise precisa ser aceita e compreendida pelos empresários. Em todo momento o mundo depara-se com crises, sejam econômicas, sociais ou ambientais.

O empresário, algumas vezes, sente-se preguiçoso e amedrontado na procura do autoconhecimento. Ele terá sucesso quando decidir olhar para o interior de sua empresa, pegar uma 'picareta' e quebrar criativamente o muro que o separa do mundo competitivo.

Essa barreira a ser ultrapassada é que distinguirá o empresário que sabe enfrentar os problemas (neste caso, a crise) e transformá-los em oportunidades. É preciso olhar no espelho e ver os ambientes interno e externo da organização e enxergar o que realmente somos, temos e fazemos de bom. É preciso renovar. É importante ainda despertar a intuição, o que requer coragem implacável e um contínuo desejo de enfrentar o desconhecido.

Redescobrindo o Brasil

Neste tema é possível, inclusive, fazer uma analogia com o Brasil que, desconhecido até 1499, precisou dos descobridores para que o mundo tomasse conhecimento do potencial das suas riquezas naturais – a água, que é exportada com a venda de frutas e seus derivados para o exterior; a terra rica em sais minerais, o vento e o ar da floresta e a energia do sol, que ilumina este país.

Hoje, para ganhar o jogo da competitividade, é imprescindível também contar com que os “descobridores” renovem o modelo mental de quem trabalha em uma organização para aproveitar este momento, já que é na crise que surgem as oportunidades. É nela que ocorre a inovação na melhoria da qualidade dos produtos brasileiros, aumentando a produtividade dos serviços.

Leia, pesquise, analise as estatísticas, faça uma regressão histórica e descubra por que, até pouco tempo, uma minoria se interessava pelo Brasil. Somente o verdadeiro empreendedor consegue enfrentar as crises, tem a energia interior que determina a continuidade, a fidelidade para com a crença de transformar este país emergente em potência mundial, com preparação certa e a criatividade dos brasileiros.