Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Concessão de empréstimos aos empregados | Procedimento para desconto nos salários e nas rescisões


É comum as empresas concederem empréstimos a seus empregados no intuito de ajudá-los numa situação de necessidade. Não há previsão na legislação trabalhista para a concessão desse tipo de benefício. Portanto, dependerá da liberalidade do empregador. Por tratar-se de um contrato de mútuo, tem natureza civil prevista nos artigos 586 a 592, da Lei nº 10.406/2002 (Código Civil).

A maior parte da doutrina e da jurisprudência trabalhista determina que as partes (empregados e empregadores) são livres para estipular as relações contratuais de trabalho, desde que observem as normas de proteção ao trabalho, os contratos coletivos e as decisões das autoridades competentes.

Portanto é importante observar se há previsão de tal benefício em regulamento interno da empresa ou no documento coletivo de trabalho. Se houver, neles deverão previamente estar fixadas as condições para o empréstimo, tais como tempo da aplicação da medida, forma pela qual serão efetuados os descontos, condições para a fruição do benefício etc.

Quanto aos procedimentos para descontos das parcelas do empréstimo concedido, as empresas devem ter extremo cuidado, principalmente nos casos de rescisão. O Artigo 462, caput, do Decreto-Lei nº 5.452/1943 (Consolidação das Leis do Trabalho - CLT) proíbe o empregador efetuar qualquer desconto no salário dos empregados, exceto quando se tratar de adiantamento, dispositivos de lei ou contrato coletivo de trabalho.

É admitido a possibilidade de efetuar os descontos nos salários a título de empréstimos concedidos, desde que expressamente autorizados pelo empregado, observadas as condições previamente pactuadas. Convém observar ainda, que por força do Artigo 82, Parágrafo Único, da CLT, a parcela paga em dinheiro ao empregado, referente a ssua remuneração, não pode ser inferior a 30% do salário. Assim, o total dos descontos a serem efetuados no mês, incluindo as parcelas do empréstimo a serem deduzidas, não pode ultrapassar 70% da remuneração do empregado.

Na concessão de valores a título de empréstimos em importância superior à respectiva remuneração do empregado, a dúvida surge quando a rescisão contratual acontece antes que o empregador tenha efetuado os descontos referentes à totalidade do valor dado como empréstimo. Nesse caso, questiona-se se é legalmente possível descontar os valores devidos ao empregador das verbas rescisórias.

A questão não está pacificada tanto na doutrina como na jurisprudência trabalhista. Parte da doutrina defende ser possível efetuar os descontos de uma só vez, nos valores devidos a título de verbas rescisórias, até o total destes em observância ao previamente acordado entre empregado e empregador. Outros, porém, defendem o posicionamento de que, em virtude da proteção legal de que goza o salário (intangibilidade salarial), o desconto deve observar as disposições do Parágrafo 5º, do Artigo 477, da CLT, o qual estabelece que, na rescisão contratual é vedado efetuar qualquer compensação que exceda o valor correspondente a um mês de remuneração.

Neste caso, se o valor remanescente do empréstimo, quando da rescisão, for superior a esse limite, a empresa efetuará a compensação até o limite legalmente fixado, sendo que a parte excedente ficará passível de cobrança mediante os meios permitidos pela legislação civil. Diante do exposto, entende-se que, caberá ao contrato que determinou a concessão do benefício estipular como serão feitos os descontos em caso de rescisão contratual, quando esta ocorrer antes da total compensação pela empresa.

Considerando que não há consenso na doutrina e na jurisprudência é recomendado à empresa acautelar-se, consultando o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bem como o sindicato da respectiva categoria profissional sobre o assunto, lembrando, que caberá à Justiça do Trabalho a decisão final acerca da demanda, caso seja proposta ação neste sentido.

Edição | 1605