Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Qualidade Total | Não pode ser apenas um conceito limitado a produtos e serviços


O seu entendimento deve ser amplo, englobando a empresa como um todo. A qualidade precisa ser total. Trabalhar com qualidade é conhecer para atender, de maneira integrada e com valor agregado, as necessidades e expectativas dos clientes, promovendo-lhes satisfação. Para isto, é preciso ter uma estratégia clara, bem definida, com objetivos e planos, destacando o que se entende por qualidade e o que ocorre em sua prática.

A qualidade é tarefa para todos na empresa. Como a relação é de "fornecedores x clientes internos", esse comportamento precisa ser praticado desde a atendente até o proprietário. Os funcionários têm que assumir suas responsabilidades, sentir-se donos do trabalho como se fosse o seu próprio negócio e compreender a importância que representam no processo de atendimento ao cliente, direta ou indiretamente.

O primeiro passo que a empresa precisa dar é construir um ambiente interno com ações integradas que promovam uma sensibilização e motivação para a qualidade, destacando o espírito de trabalho em equipe. As pessoas precisam ser valorizadas, sentirem-se felizes com o que fazem e por trabalharem na empresa, além de participarem ativamente do que acontece e da solução dos problemas.

Este envolvimento é adquirido quando há liderança, delegação de responsabilidades e confiança para a tomada de decisões, transparência e facilidade no acesso a informações, motivação, incentivo, diálogo e apoio na implementação de sugestões e ideias, além da capacitação através de treinamentos.

Os sistemas e métodos de trabalho aplicados em todas as atividades precisam estar formalizados e documentados em procedimentos, mas nada que seja tão burocrático. Esta é uma forma eficaz para assegurar que o trabalho de todos ocorra num planejamento e possa servir até mesmo como treinamento para um novo profissional que venha a ser contratado para trabalhar na empresa.

Documentadas as tarefas e a sua integração, será fácil e produtivo a qualquer funcionário compreender o que a empresa espera dele e o que ele precisa fazer, quando, onde, como e por que. A mesma prática é ampliada nas relações com os fornecedores, que também participam da empresa como parceiros de negócios.

Outro ponto é avaliar tudo o que é feito, a fim de garantir a qualidade e definir novas ações. Para isso, é preciso dispor de indicadores, expressos em dados numéricos com gráficos, quando se terá um controle estatístico da qualidade. A sua alimentação com informações deve ocorrer através de pesquisas envolvendo os clientes e funcionários da própria empresa. A tarefa de ouvi-los é fundamental para ser adotada uma postura de análise e melhoria contínua de correção dos problemas identificados, não obrigando ao cliente adaptar-se à empresa, mas sim o inverso.

Quando se trabalha com a expansão da qualidade total, a empresa começa a dar sinais de que muitas coisas precisam ser modificadas, revistas e adaptadas a uma nova realidade, a outros valores, atitudes e cultura, inclusive com mudanças de comportamento e em sua estrutura, afetando até mesmo o jeito de trabalhar de muitas pessoas. Este é o momento quando a resistência a mudanças precisa ser combatida e os resistentes, vencidos.

Uma empresa precisa ser repensada todo dia para não deixar que o comodismo e a passividade dominem a sua estrutura. Pensamentos como "assim está bom, não precisamos fazer mais nada", "deixe do jeito que está que as coisas se ajustarão naturalmente" e "eu sempre fiz assim e deu certo", entre outros, devem ser banidos. Ao invés de pensar assim, que tal descobrir os pontos fortes da empresa para aperfeiçoá-los? E quanto aos pontos fracos, por que não descobri-los e trabalhar para neutralizá-los? Analise as forças competitivas do mercado e da concorrência: combata as ameaças e aproveite as oportunidades. Tenha um planejamento estratégico voltado à qualidade total.

Trabalhar com qualidade não exige grandes investimentos, mas sim muito trabalho, que tem início e nunca um fim: ela é continuada e acompanha a empresa. O despertar tardio para a qualidade total é muito perigoso e pode representar o fim com o tempo. O ritmo das mudanças é mais rápido hoje do que ontem, o que exige das empresas uma postura mais dinâmica para acompanhá-las. Os tempos mudam a todo minuto. Sua empresa e você, como ficam? São agentes de mudança ou são levados pelas mudanças?