Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Investidor-Anjo | Como fomento a inovação e investimentos produtivos


Com a finalidade de incentivar a inovação e investimentos produtivos, a empresa enquadrada no Simples Nacional como microempresa ou empresa de pequeno porte, poderá admitir aporte de capital, que não integrará o capital social da empresa (artigo 61-A, da Lei Complementar nº 123/2006, incluído pela Lei Complementar nº 155/2016).

O fomento a inovação e investimentos produtivos deverão constar do contrato de participação, com vigência não superior a sete anos. O aporte de capital poderá ser realizado por pessoas físicas e jurídicas, além de fundos de investimentos (artigo 61-D), denominadas de Investidor-Anjo.

O investidor-anjo é de há muito conhecido como aquele sócio com interesse em investir parte de seu patrimônio e a sua experiência com o intuito de ver o retorno financeiro de seus investimentos. Esse mecanismo de financiamento será muito bem-vindo para o setor de tecnologia e para as empresas inovadoras. Vem em benefício nesses tempos de crise econômica exacerbada, de instrumentos facilitadores e incentivadores de investimentos na empresa nacional.

A atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelos sócios regulares, em seu nome individual e sob sua exclusiva responsabilidade. O Investidor-Anjo não será considerado sócio, nem terá qualquer direito a gerência ou voto na administração da empresa. Também não responderá por qualquer dívida da empresa, inclusive em recuperação judicial, não se aplicando a ele o artigo 50, da Lei nº 10.406/2016 (Código Civil).

Ele será remunerado por seus aportes, nos termos do contrato de participação, pelo prazo máximo de cinco anos. Ao final de cada período fará jus à remuneração correspondente aos resultados distribuídos, conforme contrato de participação, não superior a 50% dos lucros da empresa.

Para fins de enquadramento da empresa no Simples Nacional como microempresa ou empresa de pequeno porte, o valor de capital aportado não será considerado como receita para a empresa.

O Investidor-Anjo poderá somente exercer o direito de resgate depois de decorridos, no mínimo dois anos do aporte de capital, ou prazo superior estabelecido no contrato de participação, e seus haveres serão pagos na forma do artigo 1.031 do CC., não podendo ultrapassar o valor investido devidamente corrigido.

Poderá transferir a titularidade do aporte para terceiros. A transferência da titularidade do aporte para terceiro alheio à empresa dependerá do consentimento dos sócios, salvo estipulação contratual expressa em contrário. Quanto a tributação sobre a retirada do capital Investido, o Ministério da Fazenda poderá, ainda, regulamentar.

A emissão e a titularidade de aportes especiais não impedem a fruição do Simples Nacional (artigo 61-B). Casos os sócios decidam pela venda da empresa, o Investidor-Anjo terá direito de preferência na aquisição, bem como direito a venda conjunta da titularidade do aporte de capital, nos mesmos termos e condições que forem ofertados aos sócios regulares (artigo 61-C).