Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Clientes | Administrando a inadimplência


A inadimplência de clientes é uma realidade para muitas empresas. Estudos indicam que as taxas variam conforme o seu setor de atuação. No comércio e na prestação de serviços, por exemplo, os índices costumam ser maiores que na indústria, o que se justifica pelo fato dos clientes serem fixos e efetuarem recompras numa constância maior.

Dependendo da situação financeira e mercadológica que a empresa se encontra em dado momento, a inadimplência pode lhe representar um custo muito alto, desregulando completamente seu fluxo de caixa.

Desta forma, a adoção de práticas para prevenir e trabalhar a inadimplência colabora decisivamente para uma boa gestão dos recursos de uma empresa. Apesar deste destaque, outro estudo desenvolvido junto a empresas varejistas verificou que nem mesmo cuidados básicos na avaliação das condições de crédito do consumidor são feitos de modo apropriado.

Entre os consumidores, a inadimplência ocorre por um conjunto de razões: desemprego e/ou queda na renda, dificuldades pessoais e falta de controle nos gastos, envolvendo compromissos maiores que a capacidade de pagamento.

As empresas precisam detectar as épocas do ano onde a inadimplência é maior, bem como compreender os prejuízos que ela acarreta. Portanto, qualquer empresa deve dispor de informações sobre o assunto, para melhor compreender a dinâmica da inadimplência em seu setor.

Neste contexto, apenas a título de reflexão, cabem alguns questionamentos básicos na gestão de seu negócio:

• você sabe qual a taxa mensal média de inadimplentes de sua empresa?

• você tem planos para administrar tal taxa?

• você é capaz de traçar o perfil dos clientes inadimplentes que tem, quer sejam físicos ou jurídicos?

• você conhece as razões de seus clientes serem inadimplentes e os riscos que cada um representa à empresa?

Comece a pensar nisto, pois a cadeia de inadimplência que opera no mundo dos negócios pode, também, tornar sua empresa inadimplente.

Imagine a seguinte situação: sua empresa adquire insumos da empresa X para utilizá-los na transformação de um produto, cuja venda ocorre para o consumidor final, através da empresa Y.

Se o consumidor final, por qualquer razão, não efetuar o pagamento do produto que comprou junto à empresa Y, a mesma poderá não fazer o pagamento para sua empresa que, por conseqüência, pode não dispor de recursos e deixar de pagar a empresa X.

O que você faria se a quantidade de empresas nessa condição fosse muito grande? Como sua empresa daria continuidade aos negócios, mantendo-se atuante no mercado, enquanto espera recuperar os créditos devidos?

Uma ação que sua empresa pode adotar para prevenir a inadimplência é ser mais cautelosa numa venda. O risco existe, mas deve-se calculá-lo.

No caso de negócios entre empresas (B2B: business-to-business), ou seja, uma empresa vendendo para outra empresa, saber o histórico de quem está comprando já é um bom passo.

Quando se discute histórico, fala-se, por exemplo, em relações da empresa com outros fornecedores e clientes, sua capacidade de pagamento e realidade comercial, dentre outros apontamentos oportunos que você pode se identificar.

Já em negócios que partem de empresas para consumidores finais (B2C: business-to-consumer), outros cuidados devem ser adotados.

A solicitação de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de endereço, no ato da compra, pode ser uma boa medida de prevenção à inadimplência. Como complemento, pode-se recorrer à confirmação dos dados por telefone, como consultas a serviços especiais (SPC e Serasa).

A adoção de cartões de crédito como forma de pagamento também pode ser uma medida favorável, mesmo considerando as taxas cobradas pelas administradoras. Neste caso, recorra à análise “custo x benefício” para auxiliá-lo na tomada de sua decisão.

Como alternativa para recuperação de créditos, sua empresa pode, ainda, contratar empresas especializadas em cobrança. Neste caso, é imprescindível selecionar, cuidadosamente, aquela que terá a incumbência da execução do serviço. O motivo desta recomendação é que, dependendo das técnicas que a empresa contratada adota na cobrança, pode prejudicar a imagem de sua empresa.

A realidade do mercado exige das empresas uma atenção especial a toda e qualquer fonte de prejuízo de recursos financeiros que possa ocorrer. A inadimplência, sem dúvida alguma, é um ponto que deve ser identificado e trabalhado por empresas que desejam se manter rentáveis e competitivas.