Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Business of Experience (BX) | Estratégia para uma gestão de marketing com foco no cliente


Cada vez mais o Marketing vem evoluindo para dar conta dos desafios e novas demandas do mercado, principalmente com o uso das tecnologias digitais que promovem a gestão e alinhamento de suas atividades e estratégias nas empresas.

Desta forma, Marketing vem promovendo uma constante revisão de seus processos tradicionais de operação, considerando a quantidade disponível de dados sobre consumidores e o seu uso pelas empresas para a construção de estratégias assertivas à revisão, ajuste, modelagem e mudança nos negócios para qualificar a oferta de melhores experiências aos clientes.

Diante da tecnologia embarcada nos processos operacionais mercadológicos envolvendo inteligência artificial, machine learning e cloud computing, há um direcionamento da gestão ao Data Driven Marketing, ou seja, as empresas passaram a ter cada vez mais dados como elementos centrais para a tomada de decisão por suas lideranças, acompanhando o crescimento do uso de ferramentas voltadas à automatização do próprio Marketing.

Com isto, há consideráveis níveis de melhoria na experiência de clientes em suas jornadas de compra e relacionamento, com agilidade, eficiência e, até mesmo, a personalização de diversos pontos de contato (touchpoints).

Tal possibilidade é decorrente da quantificação e análise analítica do comportamento do consumidor por meio dos dados obtidos pelas interações no ambiente digital, sistematizadas pelas tecnologias disponíveis.

No que diz respeito à jornada do cliente, é preciso compreender que cada ponto de contato com a empresa promove algum tipo de experiência, de modo que todos eles formatam sua composição, caracterizando o que chamamos de Customer Experience (CX).

Magalhães (2019) apresenta sua visão de CX como sendo “a impressão que sua empresa deixa no seu cliente”. Complementarmente, recorre à visão de duas empresas de consultoria e pesquisa para destacar suas respectivas definições sobre o assunto:

  • Gartner: “a soma de todas as percepções e sentimentos relacionados do cliente causados pelo efeito único e cumulativo das interações com funcionários, sistemas, canais ou produtos de um fornecedor”;
  • Forrester Research: “trata-se de como seus clientes percebem todas as interações com sua empresa”.

A jornada do cliente demanda um mapeamento constante para compreender as características e peculiaridades de suas fases, tanto no físico como no digital, que hoje se complementam e requerem constante valorização do cliente. Na sequência estão os processos que compõem o tradicional modelo de compra, estabelecidos conceitualmente pela identificação das necessidades, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra.

Estudos da Salesforce (2021) indicam que a criação da jornada do cliente e o desenvolvimento de estratégias que melhorem suas experiências são decorrentes destes fatores:

  • automação do Marketing com o uso de tecnologias que asseguram sua eficiência operacional;
  • integração de canais;
  • coleta de dados e respectivas aplicações.

A partir desta configuração, as estratégias demandam um complemento que envolve, por exemplo, mobilidade, integração, personalização e uso de ferramentas, elevando a consequente importância da presença no ambiente digital para uma estratégia de atuação muito mais efetiva neste campo, sendo extremamente relevante destacar o foco no cliente, de modo que ele sempre esteja mantido no centro do negócio.

De acordo com trabalhos da Accenture, apresentados por Shah et. al (2021), as demandas para repensar a jornada do cliente são cada vez mais necessárias (nestes tempos de abruptas mudanças e incertezas) e precisam estar alinhadas com as novas necessidades e desejos do consumidor (pelo fato de que tudo o que é feito hoje, desde a forma pela qual as pessoas compram, como e onde trabalham, até como interagem umas com as outras, estão sendo ressignificadas), muitas das quais foram aceleradas pela Covid-19, não serão temporárias e tenderão a permanecer por um longo tempo em nossas vidas.

Como as empresas convivem com constantes desafios para a busca contínua de identificar essas novas necessidades, desejos, demandas e exigências do cliente em toda sua jornada de compra e experiências promovidas, o conceito de CX desdobrou-se para Business of Experience (BX), como consequência natural e direta para conectar as ações com todas as operações da empresa.

Para tanto, ainda segundo Shah et. al (2021), deve-se entender os conceitos que permeiam essas duas modalidades de experiência da seguinte maneira:

  • CX: compreende tecnologias front-end, otimização do canal, Customer Relationship Management (CRM), Marketing, Vendas e funções de serviços;
  • BX: compreende tecnologias front-end, otimização do canal, CRM, Marketing, Vendas e funções de serviços (mesmos elementos de CX), incorporando propósito e valor, inovação, produtos e serviços, experiência do funcionário e modelos de entrega.

Os fatores deste direcionamento de CX para BX, de acordo com os mesmos autores, têm relação com:

  • as novas demandas dos clientes, diante da forma pela qual o século vem sendo organizado;
  • a mesmice que tomou conta das situações, decorrente dos sinais claros da maturidade de muitos mercados;
  • a procura por um propósito.

Estes três itens demandam um detalhamento mais específico, de maneira que, no que diz respeito à questão das novas demandas, tem-se o entendimento de que muitas empresas parecem estar fora de sincronia com tais movimentos, apresentando-se inflexíveis ou com uma dinâmica lenta de movimentação em comparação à dinâmica frenética impressa na outra ponta, pelos consumidores.

Caso a experiência de uma empresa não atenda aos padrões estabelecidos por outras empresas que operam em setores diferentes ao seu, ela passa a ser compreendida como um fracasso em comparação aos próprios padrões. Isto ocorre em função das expectativas dos consumidores se tornarem fluidas em diferentes categorias de produtos e serviços, tendo em vista as comparações habitualmente feitas entre sua experiência com outras empresas, independente do setor, porte e nacionalidade.

Quanto à mesmice que tomou conta das situações, segundo Shah et. al (2021), ela é decorrente do fato de terem se tornado comuns muitos dos fundamentos de CX, o que naturalmente ocorreu em função de sua adoção e estabelecimento comum de seus padrões, como, por exemplo, ações envolvendo experiências simples, rápidas, claras e intuitivas já serem padrão junto aos consumidores, com possibilidades concretas de serem copiadas em sua adoção, principalmente nas interações com os clientes.

Por fim, há a procura por um propósito, que foi acelerado pela Covid-19. Conforme destacam os mesmos autores do estudo da Accenture, atualmente as marcas convivem com uma forte pressão em relação a algo maior do que a comercialização de seus produtos e serviços. Para uma média de oito em cada dez consumidores, o propósito é pelo menos tão importante quanto a experiência.

O Quadro abaixo ilustra uma análise comparativa entre CX e BX para melhor compreensão de suas diferenças, em formas de evolução, de um modelo a outro:

Área

Pensamento CX

Pensamento BX

Para o BX ser efetivo

CEO

Maximizar a rentabilidade.

Lucrar com propósito e experiência.

Priorizar propósito, inovação e entregar experiências holísticas para impulsionar o sucesso dos negócios (ou seja, lucro).

Marketing e Marca

Fazer as pessoas quererem coisas.

Fazer coisas que as pessoas querem.

Moldar a evolução da marca ao reconhecer que ela é construída em experiências que conectam clientes ao que querem, não o contrário.

Vendas

Focar no produto que a empresa quer vender.

Focar no resultado que o cliente deseja.

Garantir que a experiência esteja disponível nos momentos decisivos que importam na vida do consumidor.

Produtos

Fazer produtos fáceis de usar.

Fazer produtos que se adaptam continuamente à forma como os clientes os usam.

Investir em pesquisa de insight/projeto combinada com big data para detectar oportunidades voltadas ao usuário.

Talento

Usar métricas tradicionais baseadas no desempenho dos funcionários dentro de uma função (integração, revisões anuais etc.)

Inspirar e incentivar comportamentos que impulsionam melhores resultados para toda a organização.

Capacitar os funcionários a se sentirem responsáveis pelos resultados dos clientes.

Tecnologia e Dados

Permitir processos de negócios em maior escala.

Permitir a concentração do foco sobre o cliente em maior escala.

Destravar eficiências que podem ser reinvestidas para impulsionar o desempenho contínuo e a inovação.

Operações

Proporcionar eficiência para a empresa, o que muitas vezes limita o crescimento.

Proporcionar eficiência para o cliente e a experiência que lhes permita impulsionar o crescimento.

Medir a eficiência operacional do cliente, envolvendo operações em inovação desde o primeiro dia.

Cadeia de suprimento

Movimentar produtos e bens para os consumidores.

Tornar mais fácil para os consumidores obterem produtos e serviços quando e onde os quiserem.

Fornecer aos clientes visibilidade sobre o fornecimento e o progresso de seus pedidos, e inovar a experiência de eficiência de entrega para superar as expectativas.

Fonte: Shah et. al (2021) – Accenture

Outra pesquisa realizada pela Accenture com 1.550 executivos (¼ são CEOs), de 21 países, representando empresas de 22 setores, identificou que aquelas que adotaram e se reorganizaram em torno de práticas definidas pelo BX aumentaram sua rentabilidade de um ano para outro em seis vezes, se comparadas com outras empresas do mesmo setor.

Por fim, cabe a apresentação das sinalizações de caminhos a serem percorridos e mindset adotados por empresas que desejam fazer uso do BX na gestão de seus negócios, conforme destacadas por Shah et. al (2021):

  • Obsessão pelas necessidades dos clientes;
  • Fazer da inovação um hábito cotidiano;
  • Ampliar a experiência do BX por toda a empresa;
  • Sincronizar as agendas de tecnologia, dados e talentos.

O foco no foco do cliente tem condições de evoluir de maneira exponencial nas empresas a partir do momento em que a tecnologia, suas ferramentas, dados e processos operarem de maneira integrada.

O BX é mais um passo ao novo que marca o campo da gestão. Não é possível considerá-lo como o futuro, mas, sim, como um presente que já está vigorando, ainda que de maneira fragmentada em qualquer relação de negócios.

Saiba Mais

Para saber mais sobre o assunto desta matéria, apresentamos as fontes de consulta abaixo, com muitas delas utilizadas como referência nesta edição:

Magalhães, B. Rockcontent. 2019. Customer Experience (CX): o que você precisa fazer para proporcionar ao seu cliente a melhor experiência possível. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/customer-experience/ Acesso em 10/07/21.

Salesforce. 2021. Jornada do cliente. Disponível em: https://www.salesforce.com/br/products/marketing-cloud/tudo-sobre-marketing/jornada-do-cliente/?d=7010M000002NCpbQAG&nc=7013y000002Nk9eAAC&utm_source=google&utm_medium=paid_search&utm_campaign=br_mktlobcon&dcmp=br_google&pcrid=517389702390&pdv=c&gclid=EAIaIQobChMIpfG6wMfW8QIVRYNbCh2WYgDxEAAYAiAAEgIZ0PD_BwE Acesso em 10/07/21.

Shah, B. et al. Accenture. 2021. O renascimento da experiência para impulsionar crescimento. Disponível em https://www.accenture.com/br-pt/insights/interactive/business-of-experience?c=acn_glb_businessofexpergoogle_11678629&n=psgs_1220&gclid=EAIaIQobChMIlOD249nY8QIVDYCRCh3pZAAgEAAYASAAEgI94PD_BwE&gclsrc=aw.ds Acesso em 10/07/21.


Balaminut  |  Agosto 2021