Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Benchmarking | Como ferramenta para observar as melhores práticas do mercado e adaptá-las em sua empresa


O Benchmarking é um conceito que pode ser utilizado como uma ferramenta por sua empresa para observar as melhores práticas do mercado, adotada por outras empresas, independente de seus portes, setores e nacionalidades.

Em termos práticos e resumidos, Benchmarking é o processo de pesquisar empresas e identificar práticas de excelência em termos de resultados em determinado aspecto, acompanhada do estudo de uma possível adaptação (não cópia) à realidade de sua empresa.

Desta forma, as empresas que são consideradas como padrão neste processo de Benchmarking recebem o nome de Benchmarks.

Um dos autores que aborda o assunto de maneira detalhada é Robert Camp, responsável pela publicação do primeiro livro, em 1989, e que serve de referência qualificada para quem deseja compreender e estudá-lo melhor.

Este seu livro, lançado no Brasil em 1993, tem o título de “Benchmarking: o caminho da Qualidade Total”, e foi publicado pela Editora Pioneira.

A publicação de Camp tem referenciais que servem e são aplicáveis a qualquer empresa que deseje construir um jeito de pensar e fazer que conduza à performance melhores, tendo como norteadores, para tanto, empresas que se destacam em áreas e temas específicos.

Como consequência da aplicação do Benchmarking, há aprendizado para sua empresa com as experiências de outras empresas, gerando insights que possam permitir desde uma simples redução de custo, a revisão de determinado processo administrativo, até a complexidade de estabelecer uma estratégica competitiva.

Em termos práticos, uma das primeiras empresas a fazer uso do Benchmarking em suas atividades foi a Xerox Corporation, no final da década de 1970.

Conceitualmente, o Benchmarking é composto por seis gerações. Um resumo destas gerações é apresentado por Marcos Ronaldo Albertin, Holger Kohl e Sérgio José Barbosa Elias num dos melhores e mais completos estudos que há no Brasil sobre o tema. Publicado em 2015 e intitulado como “Manual de Benchmarking”, este estudo de Albertin, Kohl e Elias descreve as gerações e foco do Benchmarking da seguinte forma:

Primeira Geração

Tem o foco nas características e funcionalidades de produtos concorrentes. Esta geração é conhecida como “engenharia reversa”.

Segunda Geração

Tem o foco em comparar o desempenho de processos concorrentes, identificando as melhores práticas, e é conhecida como “benchmarking competitivo”.

Terceira Geração

Tem abrangência maior, comparando processos de empresas não concorrentes e de outras nacionalidades, por meio de processos e funções. Destaca-se por ser “benchmarking de processo”.

Quarta Geração

Pauta-se no aprendizado de estratégias empresariais implementadas com sucesso, quando as empresas começam a fazer uso do Benchmarking como ferramenta de gestão.

Quinta Geração

Tem abrangência geográfica mundial e efetua comparação e aprendizado global de boas práticas com diversos tipos de empresas, seus agrupamentos produtivos, regiões geográficas e econômicas.

Sexta Geração

O Benchmarking é trabalhado com a proposta de operar sua capacidade de respostas e mudanças de mercado e novos desafios empresariais, por meio de comparações da habilidade de aprender e desenvolver competências para implementar estratégias no mercado que se mostra cada vez mais dinâmico, competitivo e exigente. Passa-se a promover um tipo de aprendizado com outras empresas, comparando-se e aprendendo com os melhores.

Para trabalhar o Benchmarking em sua empresa apresentamos, como sugestão, um dos métodos destacados por Albertin, Kohl e Elias (2015) em seus estudos, que funcionam para operacionalizar do Benchmarking e é composto por 5 fases, pautado no estudo de outros pesquisadores que se debruçaram sobre o tema e podem ser identificados nas referências do estudo de Albertin, Kohl e Elias, apresentado no final desta matéria.

A descrição de cada uma das fases é apresentada abaixo, na íntegra (identificada pelo uso das aspas), tendo como fonte de consulta o trabalho dos autores já mencionados:

“Determinar o objeto do estudo (O que fazer?)

A direção da empresa define os objetivos e o objeto do benchmarking com orientação e alinhamento estratégico.

Formar equipe

É definida a equipe de benchmarking. Ela recebe treinamento na ferramenta de benchmarking. A equipe desenvolve o plano de atividades com designação de responsabilidades e as principais etapas do projeto. A duração típica de um projeto é de seis meses. A equipe define os processos que serão comparados. Um conhecimento profundo destes processos é considerado como forte fator de sucesso para o projeto.

Identificar parceiros

A equipe identifica as empresas parceiras potenciais, consideradas world class nos processos definidos na etapa anterior; como exemplo, vencedores de prêmios de qualidade e produtividade. As empresas candidatas são convidadas com a oferta de compartilhamento de informações e relatórios.

Coletar e analisar dados

As informações são coletadas, processadas e comparadas. É importante relacionar gaps nos desempenhos com as práticas que devem ser melhoradas.

Agir

Nesta etapa são adaptadas e implementadas as melhores práticas identificadas nas empresas parceiras. As práticas precisam ser compatíveis com os recursos humanos e com a tecnologia e cultura organizacional. O planejamento das ações e a formulação de objetivos são realizados nesta etapa final.”

Antes de colocar em prática estas fases, caso deseje, comece a fazer pesquisas na Internet sobre o que as empresas estão fazendo e selecione aquelas que chamam sua atenção por algum aspecto qualquer.

Além das pesquisas nos meios digitais, procure entender sobre o tem por meios bibliográficos e, também, por meio de visitas técnicas. Há diversos grupos que organizam missões empresariais inclusive para fora do Brasil.

Lembre-se que não necessariamente essas empresas precisam ser de seu setor de mercado.

Reflita sobre as possibilidades de associação, adaptação e aplicação destes conhecimentos gerados à realidade de sua empresa, sempre com um olhar que permita verificar oportunidades de crescimento e fortalecimento de práticas internas já consolidadas e, principalmente, para a promoção de melhorias em pontos fracos específicos, uma vez que é difícil eliminá-los em sua totalidade.

A partir disto, comece a criar a prática de realizar de dois a cinco projetos de Benchmarking por ano em sua empresa.

Caso deseje saber mais sobre o assunto, recomendamos, em caráter de prioridade, acesso ao trabalho de Albertin, Kohl e Elias (2015) indicado e disponibilizado no link abaixo, respectivamente, tendo em vista sua utilização como referencial de destaque nesta matéria:


ALBERTIN, Marcos Ronaldo; KOHL, Holger Kohl; ELIAS, Sérgio José Barbosa. Manuel de Benchmarking: um guia para implantação bem-sucedida. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015.

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19482/1/2016_liv_mralbertin.pdf

Carlos Alberto Zem é bacharel em Administração (Unimep), especialista em Administração de Marketing (INPG), Mestre em Administração (Unimep), especialista em Varejo e Mercado de Consumo (USP-Esalq), especialista em Marketing (USP-Esalq) e aluno do MBA em Digital Business (USP-Esalq). Atua também com serviços de consultoria em Marketing Estratégico. É professor universitário em instituições como PUC-Campinas, Senac – Campus Águas de São Pedro, Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep), Universidade Anhembi-Morumbi (Campus Piracicaba) e Faculdade Pecege, além de orientar trabalhos de conclusão de cursos de MBAs da USP-Esalq-Pecege.