Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Análise SWOT | Como ferramenta para compreender a realidade de sua empresa e construir entendimentos de cenários externos


Uma ferramenta comumente utilizada pelas empresas para o estabelecimento da realidade sobre sua situação e algumas de suas principais questões-chave é a Análise Swot.

A título de informação inicial, muito embora haja uma corrente teórica que limite o uso desta ferramenta na construção de estratégias, destacamos que, para a presente discussão, seu uso é considerado viável, dentro de algumas características aceitáveis, para a composição de estratégias por parte das empresas.

Swot é uma sigla derivada das palavras Strenghts (forças ou pontos fortes), Weaknesses (fraquezas ou pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o negócio) e Threats (ameaças também qualificadas para o negócio).

Uma das vantagens para sua adoção é a facilidade de construção e compreensão. Isto, no entanto, não significa que ela não tenha uma base conceitual sólida, dentre as quais destacamos as contribuições específicas dadas por Kenneth R. Andrews (1916-2005), professor da Harvard Business School, entre 1946 a 1986.

As forças e fraquezas da Análise Swot são fatores de origem interna, correspondentes a variáveis controláveis, ao passo que as oportunidades e ameaças, por sua vez, são variáveis incontroláveis, ou seja, não há controle por parte das empresas a elas.

No intuito de que você tenha uma melhor compreensão sobre seu modelo e forma como está estruturada, apresentamos abaixo a Figura 1 para tanto.

 

 Fatores Positivos

Fatores Negativos

 

Fatores Internos

STRENGHTS

Forças

WEAKNESS

Fraquezas

 

Fatores Externos

OPPORTUNITIES

Oportunidades

THREATS

Ameaças

Figura 1 – Modelo estruturado da Análise Swot

Fonte: Adaptado de conteúdo disponível na Internet (2022)

Para aplicá-la em sua empresa, independente de porte, segmento e atuação de seu negócio, há necessidade de cumprir com alguns procedimentos, que você precisa saber e fazer:

1- Selecionar, de maneira bem criteriosa, um conjunto de itens (na quantidade julgada como adequada por você) que compõem os seguintes elementos:

  1. Forças da empresa: vantagens competitivas e diferenciais;
  2. Fraquezas da empresa: desvantagens, na mesma medida.

Observação: lembre-se que tais itens são de natureza interna (controláveis).

2- Selecionar, também de maneira bem criteriosa, um conjunto de itens (na mesma quantidade indicada acima) que compõem as oportunidades e ameaças, resultantes de fatores externos (incontroláveis). Sua articulação se complementa com a Análise Pestel, apresentada aqui, um pouco mais adiante.

3-  Distribuir os itens apresentados em cada um dos quadrantes correspondentes, conforme modelo estruturado que foi apresentado na Figura 1.

Ao fazer isto, refletia sobre a situação interna da empresa, sempre com um olhar que permita criar e fortalecer os pontos fortes identificados, buscando reduzir os pontos fracos em itens específicos, uma vez que é difícil eliminá-los em sua totalidade.

Ainda sobre os pontos fortes, entenda como aqueles itens que dão um diferencial em relação aos concorrentes e que são, em geral, uma exclusividade de sua empresa, ou seja, algo que ela realiza com excelência ou apenas ela oferece ao mercado, por exemplo.

Quanto aos pontos fracos, compreenda-os como oportunidades de melhoria que existem em sua empresa. Procure ser realista com a situação e os fatos diante da necessidade de reconhecer que elas existem, devem ser apontadas e objeto constante de trabalho.

Tanto na identificação dos pontos fortes como dos pontos fracos uma recomendação é envolver os clientes neste processo, principalmente quando eles são contextualizados no centro do negócio e das estratégias; é igualmente recomendável providenciar comparações sensatas com os concorrentes, em pontos específicos definidos para tanto.

Na sequência, trabalhando-se com as oportunidades, o sentido é sempre de aproveitá-las, pautando a aplicação dos pontos fortes. Lembre-se, no entanto, que nem todos estes itens são oportunidades, de maneira que seus apontamentos devem ser consequências de análises criteriosas de estabelecimento.

Quanto às ameaças, a perspectiva é de defesa e redução, tendo em vista as limitações em eliminá-las.

Oportunidades e ameaças podem estar contextualizadas por meio de uma Análise Pestel, que compreende aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ecológicos e legais, caracterizando uma palavra comumente usada na área de negócios.

Note que a palavra Pestel é composta exatamente pelas letras iniciais de cada uma das palavras indicadas, compondo a compreensão de seu sentido e aplicação.

Caso você deseje saber mais sobre o assunto, recomendamos uma leitura do assunto em quaisquer livros de Marketing ou de Estratégicas, com destaque às seguintes publicações:

ANDREWS, Kenneth R. O conceito de estratégia empresarial. IN: MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

__________________ The Concept of Corporate Strategy. Homewood, IL: Dow JonesIrwin, 1971.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2019

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joshep. Safari de estratégia. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.


Carlos Alberto Zem é bacharel em Administração (Unimep), especialista em Administração de Marketing (INPG), Mestre em Administração (Unimep), especialista em Varejo e Mercado de Consumo (USP-Esalq) e especialista em Marketing (USP-Esalq). Atua também com serviços de consultoria em Marketing Estratégico. É professor universitário em instituições como PUC-Campinas, Senac – Campus Águas de São Pedro, Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep), Universidade Anhembi-Morumbi (Campus Piracicaba) e Faculdade Pecege, além de orientar trabalhos de conclusão de cursos de MBAs da USP-Esalq-Pecege.