Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Comunicação | Um grande capital


Saiba como utilizá-la no dia-a-dia como vantagem competitiva. O principal objetivo de toda e qualquer empresa é fazer bons negócios, conquistar novos clientes e manter os atuais. Diante disso, em plena 'era da informação', muitas empresas ainda não sabem utilizar estes novos recursos para ajudar a construir uma imagem positiva, que cative o público.

A boa imagem da empresa é fundamental para o crescimento dos negócios e, principalmente, para a sua sobrevivência. A comunicação é uma ferramenta poderosa que o empresário deve acostumar-se a utilizar para conquistar seus objetivos.

Num ambiente extremamente competitivo, no qual muitas empresas disputam os mesmos clientes, comunicar-se bem pode ser o diferencial que levará o empreendimento ao sucesso, pois uma importante função é construir vínculos.

Claro que a construção de uma imagem sólida e positiva não é fácil e precisa de empenho e paciência. A construção dessa imagem depende da integração completa do empresário e dos seus colaboradores, através de ações diárias e planejamento.

Para se comunicar bem, o empresário deve investir em si e também na sua equipe: falar bem é um item essencial; isso engloba os relacionamentos internos, com clientes, fornecedores e também parceiros.

Para se ter coesão, a equipe precisa adquirir a 'cultura da empresa'. Treinamentos e cursos voltados para melhorar a comunicação, dentro do próprio ramo de atuação da empresa, são importantes. Assim, cada colaborador da empresa terá mais facilidade para expor os produtos ou serviços, despertar o interesse do cliente e estimular o desejo de compra.

A boa argumentação é indispensável para a negociação. Para tanto, é preciso conhecer bem o cliente ou o perfil da clientela, descobrir suas necessidades para, somente depois, iniciar um processo de vendas.

Uma boa dica de venda é não oferecer um produto, mas sim a solução, mostrando ao cliente a essência da mercadoria, os benefícios que ela levará, mesmo que subjetivos. Por exemplo: ao oferecer uma caneta, logicamente, o vendedor vai falar sobre a sua escrita macia, fácil manuseio e design arrojado; entretanto, pode garantir a venda se disser que o produto é capaz de dar prestígio a quem a usar em reuniões importantes.

Outras ações de comunicação também são essenciais para alavancar o negócio: investimento no visual externo e interno da empresa, criação de folderes e malas-diretas, construção de um site, boletim informativo, veiculação de propaganda em veículos de comunicação, como jornais e revistas, realização de promoções e doações de brindes em datas especiais, participação em trabalhos sociais e comunitários etc. O êxito desses métodos permitirá a conquista da melhor de todas as propagandas: o 'boca-a-boca'.

Lembre-se que, as ações de comunicação empreendidas, nem sempre têm resposta imediata. É preciso, além da estratégia, ter muita paciência, pois a conquista de seu público-alvo pode levar algum tempo.

No Brasil, ainda estamos começando. Cada vez mais, o lucro e o sucesso das empresas nacionais dependerão, não só de suas competências essenciais, de tecnologias avançadas e de suas formas de gestão, mas, também, de como elas se comportam socialmente.

As empresas se diferenciarão umas das outras pela postura ética junto ao mercado, com os diversos públicos e com a comunidade de um modo geral. Crescerão mais as empresas que souberem atender às expectativas e necessidades mais amplas da sociedade.