Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

Reforma Tributária | Cronograma Atualizado Agosto/26


A implementação do novo sistema tributário brasileiro (IVA Dual — composto pelo Imposto sobre Bens e Serviços - IBS e pela Contribuição Social sobre Bens e Serviços - CBS, além do Imposto Seletivo - IS) entra em fases decisivas de transição e homologação de sistemas.

Para apoiar empresários, diretores financeiros e gestores fiscais na preparação operacional de suas empresas, a equipe de Inteligência Fiscal da Astecont organizou este histórico completo com as principais mudanças legislativas, novas datas obrigatorias de adequação de notas fiscais eletrônicas e links diretos para a legislação oficial nos portais do Governo Federal.

Histórico de Atualizações, Novas Datas e Impactos Práticos

A tabela abaixo resume a evolução normativa da Reforma Tributária, os prazos de vigência e as ações exigidas das empresas em cada etapa:

Data / Período

Evento / Caso Alterado

Detalhamento & Impacto Prático

Dispositivo / Norma Legal

Link Oficial do Governo

20/12/2023

Promulgação da Reforma Tributária do Consumo

Institui a substituição do ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI pelo modelo de IVA Dual (IBS e CBS) e Imposto Seletivo. Estabelece a transição de 2026 a 2032.

Emenda Constitucional nº 132/2023

Ver no Planalto

2024 / 2025

Regulamentação Geral do IBS, CBS e Imposto Seletivo

Define alíquotas diferenciadas, regimes específicos (combustíveis, imóveis, serviços financeiros), regras de cashback, não cumulatividade plena e parametrização.

Projeto de Lei Complementar nº 68/2024 / Lei Complementar nº 214/2025

Ver na Câmara | Ver no Planalto

2024 / 2026

Regulamentação do Comitê Gestor do IBS e ITCMD

Detalha a estrutura do Comitê Gestor do IBS (CGIBS), regras do contencioso administrativo, fiscalização compartilhada entre estados/municípios e mudanças no ITCMD.

Projeto de Lei Complementar nº 108/2024 / Lei Complementar nº 227/2026

Ver na Câmara

2025 / 2026

Período Adaptativo de Leiautes em Documentos Fiscais

Período de flexibilização e testes para ajustes de software e emissores de NF-e, NFC-e, CT-e e  NFS-e, sem aplicação de multas por divergência de preenchimento.

Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 1/2025

Ver no Portal CGIBS

03/08/2026

Preenchimento Obrigatório dos Campos de IBS e CBS em Documentos Fiscais

Fim da flexibilização. Torna-se obrigatório o preenchimento dos campos do IBS e da CBS com a alíquota-teste de 1% (0,1% IBS e 0,9% CBS) nos ERPs e emissores. Notas sem os novos  campos serão rejeitadas.

Nota Técnica ENCAT / Comunicado RFB e CGIBS

Ver no Portal CGIBS

01/01/2027

Entrada em vigor da CBS e do Imposto Seletivo (IS)

Início da cobrança efetiva da CBS federal. Extinção definitiva da cobrança do PIS e da Cofins. Redução a zero da alíquota do IPI (exceto produtos da ZFM).

EC nº 132/2023 & LC nº 214/2025

Ver na Receita Federal

2029 a 2032

Transição Gradual do ICMS e ISS para o IBS

Redução proporcional e gradual das alíquotas estaduais (ICMS) e municipais (ISS) à razão de 25% ao ano, acompanhada pelo aumento gradual do IBS.

Art. 125 a 133 da EC nº 132/2023

Ver no Planalto

01/01/2033

Extinção Definitiva do ICMS e ISS (Vigência Plena)

Revogação completa do ICMS e do ISS. O sistema tributário sobre o consumo passa a operar exclusivamente com o IBS e a CBS (Split Payment obrigatório).

EC nº 132/2023

Ver no Planalto

O que o Empresário Precisa Fazer Agora?

A adaptação à Reforma Tributária não se resume à alteração de alíquotas; trata-se de uma reestruturação operacional e tecnológica:

  1. Atualização do Software Emissor (ERP): Verifique se o seu fornecedor de tecnologia já homologou o leiaute exigido para incluir as tags de IBS e CBS no XML das notas fiscais.

  2. Saneamento do Cadastro de Produtos (NCM e CBenef): Revise as classificações fiscais de mercadorias e serviços para garantir que o enquadramento em alíquotas reduzidas ou regimes específicos ocorra sem retrabalho.

  3. Mapeamento do Fluxo de Caixa (Split Payment): A retenção automática do imposto no momento da liquidação financeira exigirá um planejamento de capital de giro mais rigoroso a partir da entrada em vigor da CBS.

Lembre-se: Sempre fale com seu contador, analise a melhor forma de fazer a transição, não deixe para a última horas e, por último, fique de olho nos prazos.


TBRWEB