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Modo IA começa a aparecer na Busca do Google no Brasil


O Google começou a liberar o Modo IA na Busca nesta segunda-feira (08). Por meio da inteligência artificial, o novo recurso transforma a pesquisa em algo mais próximo de uma conversa com chatbots como o Gemini (do próprio Google) e o ChatGPT, da OpenAI.

O Modo IA aparece como mais uma aba na barra onde hoje estão opções como Notícias, Imagens e Vídeos. Segundo a empresa, a vantagem dele é conseguir lidar melhor com demandas complexas.

Modo IA do Google: Perguntas mais longas, respostas mais profundas

De acordo com o Google, usuários do Modo IA tendem a fazer perguntas duas a três vezes maiores que as buscas tradicionais. O recurso foi projetado para lidar com consultas exploratórias e tarefas mais complicadas, como planejar viagens, buscar recomendações locais ou instruções para tarefas.

Para demonstrar, o Google sugeriu a consulta: “Quero entender diferentes métodos de preparo de café. Faça uma tabela comparando diferenças de sabor, facilidade de uso e equipamentos necessários.”

Como funciona

O Modo IA usa uma versão personalizada do modelo Gemini 2.5 e aplica uma técnica chamada desdobramento de perguntas. A ideia é dividir uma consulta em subtópicos, rodar múltiplas pesquisas simultâneas e, a partir disso, montar um resumo final com links úteis para a web.

A empresa afirma, em comunicado, que o recurso é a sua experiência de pesquisa mais poderosa até agora, com raciocínio avançado e multimodalidade – ou seja, o usuário pode interagir não só por texto, mas também por voz e imagem, usando microfone e/ou câmera do seu celular.

Ainda segundo o Google, a Busca vai priorizar respostas geradas por IA sempre que houver alta confiabilidade. Quando não for o caso, a experiência continua no formato atual – com o resumo “Visão geral criada por IA” (AI Overviews), links e perguntas relacionadas.

A empresa reforça que o objetivo é continuar ajudando usuários a descobrir conteúdos diversos na internet, não substituí-los. O Google também admite que, por se tratar de um produto em estágio inicial, nem sempre as respostas estarão corretas. Mas diz estar aprimorando a qualidade diariamente.

Disponibilidade

Caso a aba do Modo IA não apareça para você na Busca do Google no momento, dá para testar o recurso clicando aqui. No entanto, vale reforçar: a disponibilização é gradual.

Em alguns testes do Olhar Digital, por exemplo, apareceu a seguinte mensagem: “O Modo IA não está disponível para seu dispositivo ou conta no momento.” Em outros, o novo recurso entregou respostas apenas em inglês.

Fonte: olhardigital