Conforme nossa Política LGPD, os dados aqui tratados serão disponibilizados de acordo com a regulação dos procedimentos preliminares e contratuais, bem como com base na outorga do consentimento. Você deverá concordar com os termos da presente aplicação, estando plenamente ciente da criticidade dos dados aqui envolvidos, bem como quais são as suas responsabilidades na qualidade de cliente titular.
Veja a seguir algumas informações relevantes para a sua empresa.

IPCA-15: prévia da inflação avança 0,20% em novembro


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, avançou 0,20% em novembro, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (26/11). Com o resultado, o indicador acumula alta de 4,15% no ano e de 4,50% nos últimos 12 meses.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta em novembro. A maior variação e também o principal impacto no resultado do mês veio de despesas pessoais, com avanço de 0,85%. 

Na sequência, aparecem saúde e cuidados pessoais, que subiu 0,29%, e transportes, com alta de 0,22%. No primeiro, o destaque foi o plano de saúde, com alta de 0,50%. Já no grupo transportes, as passagens aéreas avançaram 11,87%, registrando o maior impacto individual no índice deste mês.

Alimentação

O grupo alimentação e bebidas, o de maior peso no IPCA-15, voltou a subir em novembro, com alta de 0,09%, após cinco meses consecutivos de queda. A alimentação no domicílio permanece no campo negativo, com queda de 0,15%.

Contribuíram para esse resultado os recuos do leite longa vida, do arroz e das frutas. No lado das altas, destacam-se a batata inglesa, o óleo de soja e as carnes. Já a alimentação fora do domicílio acelerou para alta de 0,68%, em virtude das altas da refeição e do lanche.

Meta de inflação

A meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2025 é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, o que permite que o índice oscile entre 1,5% e 4,5%.

O desempenho do IPCA-15 no acumulado do ano e dos últimos 12 meses indica que a inflação deve encerrar 2025 dentro da margem de tolerância da meta. Os dados mostram que, apesar de pressões pontuais em serviços e passagens aéreas, o cenário inflacionário permanece relativamente controlado, sustentado sobretudo pela desaceleração dos preços de alimentos no domicílio.

Fonte: correiobraziliense